Um grupo de empresários, advogados, médicos, militares da reserva e policiais lançou uma organização para agregar e articular grupos e movimentos de direita para defender a soberania do Estado Brasileiro. Defensor do liberalismo econômico e dos valores do conservadorismo, o think tank Iniciativa DEX iniciou suas atividades nesta segunda-feira (27).
De cunho educacional-estratégico, a instituição sem fins lucrativos reúne uma equipe multidisciplinar empenhada em mobilizar e instruir cidadãos que inspirem e pratiquem o amor à pátria, à família e ao conhecimento.
O think tank foi pensado para atuar em um contexto de restrição de liberdade de expressão, ativismo judiciário, notícias falsas propagadas por "agências de checagem" e perseguição a movimentos de direita catalizados pelas manifestações de 8 de janeiro. Suas principais atividades devem ser o combate a notícias falsas e a promoção da liberdade de expressão e "agregar grupos de direita que pensam o Brasil de maneira honesta", afirmou Julio Fróes, diretor de comunicação do instituto.
O think tank surge após o enfraquecimento de grupos de direita que tiveram seu auge na década anterior, como o MBL e o Vem Pra Rua, que perderam apoio ao se indispor com apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em seu perfil no Instagram, o Dex traz explicações de termos como caos social e globalismo, com o objetivo de informar a população sobre o que de fato ocorre no mundo, elencando os principais atores da chamada guerra híbrida, um conceito chave para entender a atualidade.
“As pessoas estão sentindo que o mundo está ao contrário. Elas precisam entender a origem de tudo isso para se organizar, resistir e agir diante do que está ocorrendo”, afirmou o presidente da Iniciativa Dex, Ítalo Avena.
Com sede em Brasília, o novo think tank conta com 22 núcleos em todo o país. Ele não recebe financiamento público nem de organizações do exterior, sendo mantido apenas pelos seus associados.
Assim como organizações similares nos Estados Unidos e em outras partes do mundo, o Dex tem o objetivo de elaborar estudos e gerar discursões que possam, de fato, interferir nas políticas públicas em nosso país.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião