• Carregando...

# "É um quarto ministro da Saúde, mas ao mesmo tempo o Brasil só teve um, que é o próprio presidente da República". A avaliação é do colunista Alexandre Borges, da Gazeta do Povo, que participa deste episódio do podcast 15 Minutos

***) O primeiro foi Luiz Henrique Mandetta. Depois de atritos com o presidente Jair Bolsonaro, o então ministro da Saúde deixou o cargo em abril de 2020. Em seu lugar assumiu, por um breve período, o médico Nelson Teich.

Depois de apenas 29 dias, Teich também deixou a pasta, discordando de algumas posturas de Bolsonaro no enfrentamento à pandemia.

Quem assumiu, primeiro interinamente, depois em definitivo, foi o general Eduardo Pazuello. Ao contrário dos dois antecessores, não é médico e nem tinha experiência na área da saúde.

Pazuello sim foi um “fiel soldado” de Bolsonaro, chancelando praticamente tudo o que o presidente determinava.

Novo ministro da Saúde

A queda do ministro general não se deu por divergências com Bolsonaro. A saída acontece em meio ao pior momento da pandemia, ao atraso na aquisição de vacinas e também devido às pressões políticas.

Começou então nesta terça-feira (16) a gestão do quarto ministro da Saúde em meio à pandemia: o médico cardiologista Marcelo Queiroga.

Ao chegar para uma primeira reunião no cargo, na manhã desta terça, Queiroga declarou que o Ministério “vai executar a política definida pelo governo do presidente Jair Bolsonaro”.

Resta saber o que vem pela frente: será Queiroga mais um exemplo do que aconteceu com Mandetta e Teich, que optaram por, em determinados momentos, bater de frente com o presidente, ou será mais como Pazuello, fiel às decisões presidenciais?

Para analisar esse assunto neste episódio do podcast 15 Minutos o convidado é Alexandre Borges, colunista político da Gazeta do Povo.

***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro, Jenifer Ribeiro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]