i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Serviço

O que você precisa saber para usar o PIX com segurança | Entenda em 1 Minuto

    • Por Gazeta do Povo
  • 26/11/2020 14:58

O PIX começou a funcionar oficialmente nesta semana e, como toda operação financeira, traz preocupações sobre a segurança do serviço. Saiba como usar o PIX com segurança.

Entenda com a gente como o PIX é seguro e o que fazer para se prevenir de golpes em um minuto.

Saiba como usar o PIX como segurança. Não caia em armadilhas

As informações que podem ser usadas como chave PIX são emails, telefone e CPF. Ao serem cadastrados, eles se tornam um tipo de endereço de uma conta bancária dentro do sistema do Banco Central.

Para especialistas, a principal vantagem do PIX é que ele funciona em ambiente logado. Portanto, se alguém tentar utilizar o CPF de outra pessoa, a informação não vai bater com os dados do banco.

O PIX conta não só com os protocolos de segurança já utilizados em outras transações, mas também com novos criados especificamente para ele.

Golpes ainda podem ocorrer, mas seria mais provável que fossem ataques de phishing, que é quando o usuário é direcionado para uma área simulado o ambiente verdadeiro. Por isso é importante não clicar em links enviados e sempre acessar diretamente o site ou aplicativo do banco.

Para evitar golpes é importante garantir que email e telefone estejam protegidos, com acesso apenas do titular e login em dois passos. Caso troque o número de telefone, email, ou perca o acesso, é preciso desassociar como chave PIX.

Recebeu alguma notificação de cadastro que você não fez? Rejeite. Salve o o aviso e entre em contato com a instituição financeira. Caso esteja transferindo dinheiro ou fazendo pagamento, confira sempre os dados na tela antes de dor o ok final.

Conteúdo editado por:Jenifer Ribeiro dos Santos
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.