
Ouça este conteúdo
No programa Última Análise desta quinta-feira (19), os convidados falaram a respeito das supostas festas particulares de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, que teriam como convidados, inclusive, diversas autoritades dos Três Poderes, bem como empresários e servidores públicos. Ainda, o programa analisou a intimação do presidente da Unafisco, Kleber Cabral, para prestar depoimento na Polícia Federal (PF), após críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF).
A advogada Fabiana Barroso afirma que a intenção de Vorcaro era colocar todos sob uma "saia justa". Segundo ela, "nestas festas, os convidados se colocavam em uma posição perigosa e se esqueciam de que eram autoridades. E este era o 'modus operandi' de Vorcaro, porque ele utilizava isso para fazer ameaças".
O caso está sendo acompanhado pela Polícia Federal, pelo STF (sob relatoria do ministro André Mendonça) e pelo TCU, que investiga se houve uso de recursos federais ou conflitos de interesse. Vorcaro tem depoimentos marcados no Congresso Nacional para tratar de questões como o Banco Master e empréstimos consignados.
"Isto dá uma medida do grau de corrupção, que não é só no sentido de dinheiro, mas corrupção da própria alma mesmo. Lembrando das convicções da Gazeta do Povo, uma das vocações do ser humano é a da excelência, para ser a melhor pessoa possível. E é impossível isso, sem sermos uma pessoa virtuosa", ressalta o escritor Francisco Escorsim.
Moraes avança contra Receita Federal
O presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Unafisco), Kléber Cabral, foi intimado nesta quinta-feira (19) a depor na Polícia Federal após criticar a operação autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) contra servidores do órgão.
"É como se o ministro estivesse colocando uma espécie de marca para dizer que o vazamento de informações da Receita Federal aconteceu de forma ilegal. Então, ele se blinda desde já, mesmo sem saber o que vai acontecer amanhã", explica o professor da FGV Daniel Vargas.
Cabral concedeu uma série de entrevistas em defesa dos servidores da Receita. A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão e impôs medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica e o afastamento de funções públicas para servidores da Receita e do Serpro. A operação ocorreu na terça (17).
"O objetivo é intimidar não só o presidente do sindicato, mas todas as autoridades policiais que atuam nas investigações contra ministros do STF, em particular de Alexandre Moraes. A impressão é a de que ele partiu pro tudo ou nada", lamenta Vargas.
O programa Última Análise faz parte do conteúdo jornalístico ao vivo da Gazeta do Povo, no YouTube. O horário de exibição é das 19h às 20h30, de segunda a sexta-feira. A proposta é discutir de forma racional, aprofundada e respeitosa alguns dos temas desafiadores para os rumos do país.



