Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
"Risco de fuga"

Oposição aciona STF com pedido de tornozeleira eletrônica para Lulinha

Oposição aciona STF com pedido de tornozeleira eletrônica para Lulinha
Oposição pede que Lulinha seja submetido ao uso de tornozeleira eletrônica e entregue seu passaporte às autoridades. (Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

Parlamentares da oposição pediram nesta terça-feira (13) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a imposição de medidas cautelares contra Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O grupo solicita que ele seja submetido ao uso de tornozeleira eletrônica e entregue o passaporte às autoridades.

“Lulinha não pode sair do país e prejudicar as investigações sobre a mesada de R$ 300 mil que a PF descobriu em mensagens de WhatsApp no celular do Careca do INSS!”, disse o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), um dos signatários, nas redes sociais.

O documento também é assinado pelo líder da oposição do Senado, Rogério Marinho (PL-RN), pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE), pelo relator da CPMI do INSS, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), e pelos deputados Adriana Ventura (Novo-SP) e Luiz Lima (Novo-RJ).

VEJA TAMBÉM:

O pedido foi encaminhado ao ministro André Mendonça, relator do caso, e tem como base as investigações da Polícia Federal no âmbito da Operação Sem Desconto, que apura um esquema de descontos indevidos em aposentadorias e pensões.

Os parlamentares apontam que foram encontrados indícios de participação de Fábio Luís no esquema, incluindo citações como suposto "sócio oculto" de Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”.

No início deste mês, a Polícia Federal informou ao STF que vai investigar menções ao nome Lulinha em materiais coletados na investigação. A oposição argumenta que há um “risco de fuga”, citando notícias sobre a intenção de Fábio Luís de mudar seu domicílio para a Espanha.

“Desta forma, considerando os indícios de autoria e materialidade da prática dos crimes investigados bem como a intenção pública do agente de deixar o país, o que poderia acarretar no prejuízo das investigações e a impossibilidade de eventual aplicação da lei penal, a imposição de medidas cautelares diversas da prisão é medida que se impõe”, diz um trecho do pedido.

Além dos integrantes da oposição, o advogado Jeffrey Chiquini, que também representa Filipe Martins no STF, pediu a prisão preventiva de Lulinha a Mendonça.

Na semana passada, o advogado Marco Aurélio Carvalho, que já defendeu o filho do presidente, pediu ao diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, que investigue os vazamentos sobre as investigações contra Lulinha.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.