• Carregando...
Donald Trump
Deputados oposicionistas afirmam que decisão favorável a Trump pode fortalecer Bolsonaro para eleições de 2026.| Foto: Jim Lo Scalzo/EFE

A decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos de permitir que o ex-presidente Donald Trump dispute as primárias republicanas no Estado do Colorado e a eleição à Casa Branca foi recebida com comemoração pela oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O veredito unânime reverteu uma decisão anterior da Suprema Corte do Estado do Colorado que tornou Trump inelegível na disputa.

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) expressou otimismo com a decisão, declarando que, assim como Trump, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também terá sua elegibilidade restabelecida. Bolsonaro foi considerado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em junho de 2023 por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

“Trump agora. Bolsonaro é o próximo”, disse Ferreira.

Já a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) compartilhou satisfação com a decisão, afirmando “Vitória” e destacando que a esquerda norte-americana não conseguirá tirar Trump da corrida eleitoral. Ela ainda incluiu a hashtag “Fora Lula” na postagem.

Segundo Eduardo Bolsonaro (PL-SP), deputado e filho do ex-presidente Bolsonaro, a “vantagem histórica” de Trump para as eleições de 2024 se ampliaria ainda mais com as projeções de vitória na maioria dos Swing States, estados historicamente indefinidos que podem ser conquistados tanto por republicanos quanto por democratas nos EUA.

Para Bilbo Nunes (PL-RS), a “virtual vitória” de Trump “vai fortalecer muito Bolsonaro, que conseguirá ser candidato em 2026 e vencer a eleição, para o bem do Brasil”.

“Para o desespero da esquerda mundial, Trump está de volta ao jogo. Por unanimidade, a Suprema Corte americana reverteu a ordem judicial do Colorado que tornou o ex-presidente inelegível”, completou Caroline de Toni (PL-SC), emendando que a decisão vale também para as disputas nos estados do Maine e Illinois.

Também comemoraram com postagens os deputados Gilvan Aguiar Costa (PL-ES), Mario Frias (PL-SP) e Daniel Freitas (PL-SC), entre outros.

Por outro lado, o presidente Lula expressou torcida pela reeleição do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nas eleições norte-americanas marcadas para novembro deste ano.

Em novembro, Donald Trump liderava as intenções de voto em 5 dos 6 Swing States. No entanto, as projeções podem variar de acordo com os eventos políticos e de campanha nos meses anteriores ao pleito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]