• Carregando...
Ministro Flávio Dino não entregou todas as imagens do Palácio da Justiça solicitadas pela oposição na CPMI
Ministro Flávio Dino não entregou todas as imagens do Palácio da Justiça solicitadas pela oposição na CPMI| Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Parlamentares da oposição apresentaram nesta terça-feira (15) denúncia à Procuradoria Geral da República (PGR) contra o ministro da Justiça, Flávio Dino, por prevaricação. Eles acusam Dino de descumprir decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao não enviar diretamente à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro as imagens de todas as câmeras de vigilância do Palácio da Justiça que foram solicitadas por membros do colegiado em vários requerimentos.

Segundo a representação, ficou evidente que o “reiterado descumprimento desses requerimentos ocorreu de forma deliberada”. Foi argumentado que o prazo esgotado em 18 de julho foi seguido de desrespeito ao adiamento de prazos, só atendido parcialmente após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ter autorizado o compartilhamento das imagens mediante a transferência de sigilo.

“Entretanto, mais de um mês após a aprovação dos requerimentos, tem-se que eles ainda não foram cumpridos, razão pela qual fica claro que Dino já teve diversas oportunidades para fazê-lo, tendo optado pelo descumprimento deliberadamente”, reforça o documento.

Os parlamentares também apresentaram ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) um mandado de segurança para garantir o acesso imediato às imagens de vídeo. Confira aqui a íntegra, em PDF, da denúncia e do mandado de segurança.

A denúncia foi assinada por 15 membros da oposição na CPMI do 8 de janeiro: os deputados Alexandre Ramagem (PL-RJ), André Fernandes (PL-CE), Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Evair Vieira de Melo (PP-ES), Filipe Barros (PL-PR), Marco Feliciano (PL-SP), Maurício Marcon (Podemos) e Nikolas Ferreira (PL-MG), e os senadores Cleitinho (Republicanos-GO), Damares Alves (Republicanos-DF), Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Jorge Seif (PL-SC), Eduardo Girão (Novo-CE), Magno Malta (PL-ES) e Marcos Rogério (PL-GO).

Oposição se reúne com vice-procuradora-geral

Durante a entrevista coletiva sobre a denúncia apresentada na PGR contra Flávio Dino, senadores e deputados da oposição voltaram a protestar contra a resistência do ministro e cobraram respeito à comissão e ao STF. O grupo se reuniu com a vice-procuradora-geral Lindôra Araújo, que prometeu consultar o titular do órgão, Augusto Aras, ausente de Brasília, para verificar se procede ou não a abertura de procedimento.

“A prevaricação precisa ser investigada, pois tudo indica que o ministro Dino está se orientado por interesses pessoais, desconsiderando as suas missões constitucionais que exigem transparência e cooperação. Sua relutância compromete os trabalhos da CPMI e um procedimento legal precisa avançar”, disse o senador Jorge Seif (PL-SC). Segundo ele, o ministro da Justiça está obstruindo e sabotando investigações, postura antagônica ao cargo.

O senador Magno Malta (PL-ES) chamou a postura de Dino de “escárnio” para com a CPMI, que tem poderes próprios para exigir o atendimento de suas demandas. “Por que tanto medo? A informação de que a Força Nacional estava a postos no estacionamento do Ministério da Justiça torna ainda mais importante apurar os fatos". O senador Eduardo Girão (Novo-CE) lamentou que a blindagem montada pelo governo visou proteger poderosos das investigações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]