• Carregando...
coronavírus
Universidade prevê que pandemia de coronavírus chega ao fim em dezembro| Foto: Juan Mabromata/AFP

Um estudo da Universidade de Tecnologia e Design de Cingapura prevê que a pandemia de coronavírus no Brasil chegará ao fim no dia 17 de setembro. Já o pico da doença, segundo os pesquisadores, está previsto para ser atingido no próximo domingo (03). Em todo o mundo, o fim da pandemia está previsto para dezembro de 2020.

A pesquisa é feita com base em dados colhidos diariamente sobre o coronavírus no mundo. Os pesquisadores alertam que é preciso analisar com cuidado as informações do estudo. “O excesso de otimismo baseado em algumas datas de término previstas é perigoso, pois pode afrouxar nossas disciplinas e controles e causar a reviravolta do vírus e infecção”, diz o estudo.

Os pesquisadores citam o exemplo de Cingapura e da Itália. O governo de Cingapura teve restrições reforçadas em abril, que segundo os pesquisadores podem ter dobrado sua curva de contágio mais cedo do que anteriormente previsto. Enquanto isso, o relaxamento precoce do distanciamento e bloqueio sociais na Itália pode ter aumentado as taxas de infecção e, assim, atrasar o fim da pandemia.

Cingapura tem o fim da pandemia previsto para ocorrer em 28 de junho e o pico já foi registrado em abril. Enquanto isso, a Itália só deve ver o fim completo da pandemia de coronavírus em 4 de setembro.

Os pesquisadores também destacam que a previsão é condicionada pela qualidade dos dados coletados. “Os dados publicamente disponíveis hoje são baseados em testes, que são feitos de maneira diferente em diferentes países e ao longo de períodos de tempo”, ressaltam.

“A evolução de Covid-19 não é completamente aleatória. Como outras pandemias, segue uma vida padrão de ciclo desde o foco até a fase de aceleração, ponto de inflexão, desaceleração e eventual fase final. Esse ciclo de vida é o resultado da adaptação e da adoção de comportamentos de contenção de agentes, incluindo indivíduos (evitando contato físico) e governos (bloqueio de cidades), bem como as limitações naturais do vírus e do nosso ecossistema. No entanto, os ciclos de vida pandêmicos variam de país para país, e diferentes países podem estar diferentes fases dos ciclos de vida em um mesmo ponto no tempo”, ressaltam ainda os pesquisadores da Universidade de Tecnologia e Design de Cingapura.

Situação no Brasil

Os dados da pesquisa mostram que o Brasil deve atingir o pico da doença no domingo (03). Até esta quinta-feira (30), o país tinha 85,3 mil casos confirmados e 5,9 mil mortes confirmadas por causa do novo coronavírus. Outras 1,5 mil mortes estavam em investigação, podendo ou não terem sido causadas pelo vírus. Segundo o Ministério da Saúde, 35,9 mil pessoas já se recuperaram da covid-19 no Brasil, o que corresponde a 42% dos infectados.

A Universidade de Tecnologia e Design de Cingapura prevê que em 11 de junho, 97% da pandemia já terá sido controlada no Brasil. Em 24 de junho, esse percentual deve subir para 99%. O fim da pandemia está previsto para ocorrer em 17 de setembro.

As estimativas levam em conta dados coletados até 29 de abril.

Mundo pode estar livre de coronavírus em dezembro

Segundo a Universidade de Tecnologia e Design de Cingapura, nenhum país deve registrar novos casos de coronavírus depois do dia 4 de dezembro de 2020. No dia 31 de maio, 97% da pandemia já terá sido controlada no planeta, percentual que sobe para 99% em 18 de junho, segundo o estudo.

A estimativa mundial também leva em conta dados coletados até 29 de abril. Segundo a Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, o mundo tem atualmente mais de 3,2 milhões de casos confirmados de coronavírus. Já foram registradas 234 mil mortes em todo o globo.

Os países com mais mortes registradas até agora foram a Itália (28 mil), Reino Unido (26,7 mil), Espanha (24,5 mil) e França (24,3 mil). Em quinto lugar, aparece a cidade de Nova York, nos Estados Unidos, com 18 mil mortes causadas pelo coronavírus.

Os Estados Unidos são o país com mais casos confirmados de coronavírus até agora (1 milhão), seguido por Espanha (213,4 mil), Itália (205,4 mil), Reino Unido (172,4 mil) e França (167,3 mil). A última atualização de dados foi realizada nesta sexta-feira (01).

Segundo o estudo da Universidade de Tecnologia e Design de Cingapura, a pandemia está prevista para terminar nos Estados Unidos em 20 de setembro; na Espanha em 5 de agosto; na Itália em 4 de setembro; no Reino Unido em 27 de agosto; e na França em 10 de agosto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]