• Carregando...

# Pandemia trouxe uma série de mudanças para o mercado de trabalho; entre elas, o aumento da busca por alternativas no mercado informal

***) A Gazeta do Povo está publicando uma série de três reportagens que tratam sobre as mudanças que a pandemia trouxe (e está trazendo) para o mercado de trabalho no Brasil. O podcast 15 Minutos também aborda esse conteúdo, em dois episódios.

Neste primeiro, a análise é sobre dois temas: o aumento ainda maior da informalidade, com a possibilidade de que o trabalho pela CLT vire praticamente uma exceção, e o aprofundamento da crise da Previdência brasileira, entre outros assuntos.

Pandemia e mercado de trabalho

O avanço no contingente de informais não é fruto da pandemia, mas recebeu novo impulso no ano passado. Antes da crise sanitária, os profissionais sem carteira assinada ou outros vínculos trabalhistas já representavam 40% da força de trabalho nacional segundo dados do IBGE.

Com a Covid-19, a busca por alternativas no mercado informal se acentuou – seja por dispensas causadas pelo fechamento de empresas e pela redução nos níveis de atividades, seja pela flexibilização das regras do "jogo" trabalhista.

Quem analisa as informações neste episódio é a Cristina Seciuk, editora de Economia da Gazeta do Povo. Foi ela quem produziu a série de reportagens.

***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro, Jenifer Ribeiro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]