• Carregando...
Javier Milei
Deputados e senadores parabenizaram Javier Milei pela liderança nas prévias da eleição presidencial argentina neste domingo.| Foto: Enrique Garcia Medina/EFE

Parlamentares brasileiros comemoraram a vitória do candidato ultraliberal argentino Javier Milei nas eleições primárias do domingo (13) e enxergam no resultado uma tendência para a política na América Latina e no Brasil.

“Um ano atrás era um sonho, daí virou meta e hoje é realidade. Um excelente começo para o que pode ser a mudança real que a Argentina precisa”, escreveu o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nas redes sociais logo após a confirmação do resultado do pleito argentino.

“Com vizinhos livres do socialismo, o Brasil tem ambiente mais favorável para retomar o caminho da liberdade”, completou. Nessa linha, o deputado Ricardo Salles (PL-SP) avaliou o primeiro lugar de Milei nas prévias como uma “luz no fim do túnel” para o país vizinho.

Para o deputado Delegado Paulo Bilynsky (PL-SP), a vitória de Milei é uma reação popular diante do “legado trágico deixado pela esquerda na América Latina”. Para ele, a inflação fora de controle na Argentina, na casa dos três dígitos, tem raízes nos governos de Néstor e Cristina Kirchner e “esse mal será derrotado novamente pela direita e pelos valores democráticos”.

O parlamentar comentou também que as primárias argentinas revelaram a má intenção dos institutos de pesquisa em querer influenciar a decisão de voto dos cidadãos. “Ao contrário do que os levantamentos apontavam, de que estava perdendo apoio, houve clara liderança de Milei nas urnas”, disse.

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) felicitou Milei e disse que “os resultados das primárias das eleições argentinas, com o peronismo em terceiro lugar, indicam que a esquerda populista está com os dias contados na Argentina”.

“Ninguém melhor do que os argentinos para avaliar o desempenho hoje da esquerda no governo. São décadas de abuso, corrupção e inflação acima de 100%. Nossa batalha hoje é para evitar que sejamos a Argentina de amanhã. Mais de 50% dos brasileiros entenderam o tamanho do prejuízo e não suportam mais essa política com promessa de picanha e cerveja. O Brasil merece mais e nossos hermanos estão dando exemplo”, comentou o senador Luís Carlos Heinze (PP-RS).

Eduardo Ribeiro, presidente do partido Novo, comemorou a vitória de Milei como sendo uma forte sinalização de esgotamento dos governos populistas de esquerda no continente, após a série de fracassos, particularmente na economia.

“A vitória do Milei foi extraordinária, mas não foi surpreendente. Quem o acompanha há mais tempo sabia do seu potencial. Ainda é cedo para projetar como será o contexto eleitoral com duas frentes à direita, mas uma coisa é certa: o kirchnerismo definhou, e que essa derrota da esquerda na Argentina seja o início de uma nova era, não só para os argentinos, mas para toda a América do Sul”, exortou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]