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Parlamentares gastam R$ 1,2 mi para impulsionar posts em redes sociais, diz levantamento

Parlamentares gastam R$ 1,2 mi para impulsionar redes sociais
Os parlamentares que mais gastaram com rede social foram os deputados Bruno Ganem (Podemos-SP), Marcelo Queiroz (PP-RJ) e Zeca Dirceu (PT-PR) (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

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Parlamentares da Câmara e do Senado gastaram mais de R$ 1,2 milhões com o impulsionamento de publicações nas redes sociais até o dia 31 de julho de 2024. O Facebook recebeu 91% dos recursos. O restante foi gasto com Google e X.

Os dados foram levantados pelo Poder360 e divulgados nesta terça-feira (13) a partir de informações da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

O dinheiro usado nos impulsionamentos de conteúdo pelas redes sociais é pago pelos cofres públicos através da cota parlamentar, que deve ser utilizada para custear despesas típicas do exercício do mandato.

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Como os congressistas têm até 90 dias para registrar os gastos, o montante usado para impulsionar publicações nas redes sociais pode aumentar.

Segundo o levantamento, os parlamentares que mais gastaram com esse tipo de serviço foram os deputados Bruno Ganem (Podemos-SP), Marcelo Queiroz (PP-RJ) e Zeca Dirceu (PT-PR).

Até o dia 31 de julho, Ganem gastou R$ 155 mil. Marcelo Queiroz gastou R$ 110,9 mil e Zeca Dirceu, pouco mais de R$ 50 mil.

O que dizem os deputados

Em nota, o deputado Marcelo Ganem lembrou que o uso da cota parlamentar para custear o impulsionamento nas redes sociais é legal e que usou o dinheiro para “levar o gabinete para a casa das pessoas, facilitando o diálogo, as discussões e, fundamentalmente, para ouvi-las”.

“Sou atual Secretário de Transparência da Câmara dos Deputados e uma das responsabilidades é a atenção e supervisão do cumprimento da Lei de Acesso à Informação, promoção da cultura da transparência na Câmara Federal, nos demais Poderes e na sociedade civil. A informação precisa chegar à população e as redes sociais têm essa força”, afirmou Ganem.

Marcelo Ganem tem 1 milhão de seguidores no Facebook e 291 mil no Instagram. O deputado ganhou notoriedade como defensor da “causa animal”.

O deputado Marcelo Queiroz também disse que o uso do dinheiro da cota parlamentar para promoção de conteúdo das redes sociais é legal e ressaltou que “a divulgação de ações e projetos de leis são essenciais para prestar contas à população sobre a atuação do deputado”.

“Em contrapartida, o gabinete do deputado Marcelo Queiroz não tem gastos com outros itens, como por exemplo, locação de veículo e de escritório em seu colégio eleitoral, no Rio de Janeiro”, diz um trecho da nota emitida pelo deputado.

Já o deputado Zeca Dirceu ressaltou que no período analisado “foram gastos R$ 0,0156 para fazer a informação chegar a cada uma das 2,8 milhões de pessoas alcançadas com as publicações impulsionadas nas redes sociais”. 

“Prestar contas é uma obrigação. Para cumprir esta obrigação, se faz necessário todo tipo de investimento em comunicação”, completou o parlamentar.

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