• Carregando...
paulo dantas
Paulo Dantas (MDB) foi eleito governador de Alagoas para um mandato-tampão até o fim do ano| Foto: Carlos Villa Verde/Assembleia Legislativa de Alagoas

Paulo Dantas (MDB) foi eleito governador de Alagoas neste domingo (15), em eleição indireta realizada pela Assembleia Legislativa do estado. José Wanderley Neto (MDB) será o vice-governador. O mandato de ambos começa imediatamente e se estende até o fim do ano.

A chapa do MDB contou com o apoio de 21 dos 25 deputados estaduais presentes na votação – houve duas abstenções. Outras três chapas receberam um voto cada uma e um dos deputados votou em branco.

Dantas, deputado estadual e ex-prefeito de Batalha, é aliado do ex-governador Renan Filho, que deixou o cargo para disputar uma vaga no Senado, e do senador Renan Calheiros, ambos do MDB. Ele deve disputar as eleições ao governo de Alagoas em outubro e conta com a projeção do cargo para atrair votos.

Um levantamento do Paraná Pesquisas, de 3 de maio, indica que Dantas está em terceiro lugar na corrida pelo governo de Alagoas, com 17% das intenções de voto, atrás de Rodrigo Cunha (União Brasil, 28,6%) e Rui Palmeira (PSD, 22,9%).

A eleição indireta se fez necessária porque não havia mais ninguém na linha de sucessão. Renan Filho deixou o cargo no começo de abril; o vice eleito com Renan, Luciano Barbosa (MDB), já havia renunciado ao governo em 2020, quando foi eleito prefeito de Arapiraca; e o terceiro na linha de sucessão, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor (MDB), também abriu mão do cargo de governador para se concentrar em sua campanha de reeleição.

Quem assumiu o comando do estado, desde a saída de Renan Filho até agora, foi o desembargador Klever Loureiro, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas.

As regras para esta eleição foram contestadas pelo PSB de Alagoas e ainda estão tramitando no Supremo Tribunal Federal (STF). O julgamento, que ocorria em plenário virtual na sexta-feira (13), foi suspenso após pedido de vista do ministro Nunes Marques, que queria mais tempo para analisar o processo. A votação, que já havia sido adiada, ocorreu por decisão liminar do ministro Gilmar Mendes.

Antes do pedido de vista, cinco magistrados haviam votado pela realização da eleição, como determinou Mendes. Mas se os outros seis ministros votarem contra, o que é improvável, a eleição indireta pode ser anulada. Não há prazo para que o ministro Nunes Marques apresente seu voto e retome o julgamento.

Metodologia da pesquisa citada

O Paraná Pesquisas entrevistou pessoalmente 1.510 eleitores em 33 municípios do estado de Alagoas entre os dias 27 de abril e 2 de maio de 2022. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais e o nível de confiança atinge 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo AL-02627/2022. Confira os resultados completos aqui.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]