Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
STF

Pedido de extradição de Ramagem está com os EUA, diz Ministério da Justiça

Pedido de extradição de Ramagem está com os EUA, diz Ministério da Justiça
Condenado a 16 anos de prisão, Ramagem está nos Estados Unidos desde setembro do ano passado. (Foto: Lula Marques/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O Ministério da Justiça informou nesta quarta-feira (28) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o pedido de extradição do ex-deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) foi formalmente apresentado aos Estados Unidos.

O ministro Alexandre de Moraes deu início ao processo em 15 de dezembro. No despacho, Moraes citou o trânsito em julgado da ação penal e destacou que o “réu condenado se evadiu do distrito de culpa”.

A pasta relatou a Moraes que a solicitação foi entregue pela Embaixada do Brasil em Washington ao Departamento de Estado no dia 30 de dezembro, informou a Agência Brasil. Não há prazo para análise da extradição pelo governo americano.

VEJA TAMBÉM:

Ramagem foi condenado a 16 anos de prisão pela suposta tentativa de golpe de Estado. Ele foi para os Estados Unidos antes do final do julgamento, em setembro.

Em 25 de novembro, Moraes encerrou o processo e o ex-deputado foi declarado foragido.

Segundo o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, Ramagem teria saído do Brasil por Roraima e embarcado para os EUA no Aeroporto de Georgetown, na capital da Guiana, com o passaporte diplomático.

Além da pena de prisão, a Primeira Turma do STF determinou a perda de mandato do ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

No mês passado, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados cumpriu a ordem do STF e declarou “de ofício” a cassação do mandato de Ramagem.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.