Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ordem de Moraes

PF marca depoimento de Jair Bolsonaro no inquérito contra Eduardo

PF marca depoimento de Bolsonaro no inquérito contra Eduardo
Bolsonaro prestará depoimento no âmbito da investigação contra Eduardo. (Foto: EFE/EPA/Cristobal Herrera-Ulashkevich)

Ouça este conteúdo

A Polícia Federal marcou para o próximo dia 5 o depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no inquérito que investiga a atuação do seu filho, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), nos Estados Unidos. O ex-mandatário será ouvido na Superintendência da PF em Brasília, às 15h.

A informação foi confirmada à Gazeta do Povo pelo advogado Paulo Cunha Bueno, que representa Bolsonaro. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes abriu a investigação contra Eduardo, na segunda-feira (26), a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

A PGR acusa o deputado licenciado pelos supostos crimes de coação no curso do processo, obstrução de investigação de infração penal que envolva organização criminosa e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Eduardo mora nos EUA desde fevereiro e defende sanções contra Moraes.

VEJA TAMBÉM:

Na decisão, o ministro determinou a oitiva do ex-presidente por considerá-lo "diretamente beneficiado" pela conduta de Eduardo e citou ainda o fato de Bolsonaro já ter declarado que banca a estadia do filho no exterior.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, apontou que as ações de Eduardo vêm se intensificando à medida em que se desenrola o processo contra o ex-presidente por suposta tentativa de golpe de Estado em 2022. Por não estar no país, o deputado licenciado poderá prestar esclarecimentos por escrito.

Eduardo afirmou que o depoimento é uma forma de pressão contra o pai. “Estão pressionando até o meu pai, talvez ensaiando uma prisão preventiva [contra ele]”, disse em entrevista ao programa Oeste sem Filtro, da revista Oeste, na segunda-feira (26). Na ocasião, ele ressaltou que não descarta renunciar ao mandato, pois sua licença tem o prazo de 120 dias.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.