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Pimenta e Lula
O ministro da Secom, Paulo Pimenta, e o presidente Lula.| Foto: Joedson Alves/Agência Brasil

O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, afirmou nesta terça-feira (2) que é “loucura” comparar as audiências de lives do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com conteúdos ao vivo que foram ao ar um ou dois anos atrás. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) popularizou as lives semanais que, normalmente, eram transmitidas nas noites de quinta-feira e tinha um maior alcance nas redes sociais do que as transmissões do atual mandatário.

Pimenta destacou que o algoritmo das plataformas mudou, assim como o alcance, impedindo a comparação. “Sobre a live, primeiro, eu acho que você fazer uma comparação de audiência numa tecnologia que é completamente distinta do que ela era dois anos atrás é uma loucura completa. Eu mesmo, eu tinha 10 vezes mais alcance do que eu tinha, no Facebook, antigamente no Facebook eu tinha 100 vezes mais alcance do que eu tenho hoje. Então, mudou completamente esse algoritmo, essa tecnologia”, afirmou em entrevista ao portal UOL.

Em 2023, Lula realizou 20 transmissões ao vivo do “Conversa com o presidente”, que foram assistidas por 117,5 mil pessoas em tempo real, segundo levantamento realizado até 11 de dezembro pelo Drive, plataforma de dados do portal Poder360. As 20 primeiras lives de Bolsonaro acumulam 21,5 milhões de visualizações no Facebook. Já as 20 transmissões ao vivo de Lula atingiram 1,1 milhão de visualizações no Facebook.

Pimenta afirmou que atualmente a maior audiência está em pequenos vídeos das plataformas. “A entrega principal [de conteúdo nas redes sociais] são de pequenos vídeos, pequenos cortes, qualquer publicitário sabe, qualquer pessoa razoavelmente informada sabe que esses algoritmos todos se alteraram. Não tem como comparar a audiência de uma live do Lula hoje com o próprio Lula há um ano ou dois anos”, ressaltou.

Ele disse que Lula está satisfeito com as lives e prefere que sejam feitas pela manhã. Além disso, Pimenta afirmou que o horário permite dar destaque a temas importantes para o governo e “pautar o dia” da imprensa.

“Se quiser fazer uma análise séria, você vai ver o que? Pega então os cortes no Instagram da live do Lula, você vai achar que não tem corte com menos de 500 mil, 700 mil, 1,5 milhão [de visualizações]. Então, se eu utilizar como critério de audiência o Instagram e não o YouTube, se eu usar como critério o pequeno vídeo, eu vou até dizer, nosso resultado foi extraordinário do ponto de vista da audiência”, reforçou o ministro da Secom.

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