Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tribunal de Contas

PL troca Hélio Lopes por Soraya Santos na disputa pelo TCU

Ambos são do Rio de Janeiro. Soraya, porém, deve se aposentar mais cedo caso seja aprovada.
Ambos são do Rio de Janeiro. Soraya, porém, deve se aposentar mais cedo caso seja aprovada. (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados; Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

Em meio à tentativa de reduzir a rejeição do eleitorado feminino ao senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o PL trocou seu candidato à vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). O deputado federal Hélio Lopes (RJ) havia sido um dos primeiros a anunciar que entraria na disputa, com apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Nesta quarta-feira (8), no entanto, com o apoio de Flávio, a legenda lançou a candidatura da deputada federal Soraya Santos (RJ).

O anúncio ocorreu por meio de uma entrevista coletiva no salão verde da Câmara. Flávio aproveitou a oportunidade para criticar o presidente Lula (PT): "Em três vagas, Lula não indicou nenhuma mulher. Ao TCU, na vaga da Câmara, o governo também não apoia e indica uma mulher para fazer parte daquela composição".

Atualmente, todos os nove ministros da Corte de contas são homens. Apenas duas mulheres tiveram espaço no órgão historicamente: a advogada Helvia Castello Branco, nomeada em 1985 pelo ex-presidente José Sarney (MDB), e a jurista Ana Arraes, avó paterna do prefeito de Recife, João Campos (PSB), nomeada em 2011 para ocupar a vaga da Câmara dos Deputados.

VEJA TAMBÉM:

Hélio e Soraya nasceram no Rio de Janeiro, mas possuem perfis diferentes. Enquanto Hélio é formado em Gestão Pública, Financeira e Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Soraya é formada em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF). O potencial de permanência no cargo também distingue os dois: Hélio precisaria se aposentar em 2044, enquanto Soraya deixaria o cargo mais cedo, em 2033.

Na direita, há outro nome feminino na disputa: o da deputada federal Adriana Ventura (Novo-SP). Ela é doutora em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e professora universitária. Sua tese teve como tema a ética nos negócios.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.