• Carregando...
Cocaína apreendida pela Polícia Civil de São Paulo teria como provável destino a Europa
Cocaína apreendida pela Polícia Civil de São Paulo teria como provável destino a Europa| Foto: Reprodução / Secretaria de Segurança Pública de São Paulo

A Polícia Civil de São Paulo fez uma apreensão de 1,2 tonelada de cocaína, uma das maiores dos últimos anos no litoral de São Paulo. A droga estava escondida em uma casa no Guarujá e foi apreendida durante a terceira fase da Operação Verão, na quarta-feira (27).

Conforme informou a Secretária de Segurança Pública de São Paulo, a cocaína estava embalada em cerca de 1,3 mil tijolos e tem valor aproximado de R$ 500 milhões. A carga de entorpecente foi encontrada por investigadores do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Uma mulher de 25 anos foi presa durante a operação.

De acordo com as investigações, o imóvel se localiza em um ponto estratégico que viabiliza o transporte da droga para o Porto de Santos, onde provavelmente seria embarcado em navios rumo ao exterior. Na Europa, um quilo de cocaína pode custar entre 80 e 90 mil dólares.

O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, afirmou que esse é o maior prejuízo causado ao crime organizado em anos. “Essa é a prova do que estamos enfrentando no litoral de São Paulo: criminosos que, ao longo de décadas, estruturaram uma cadeia ilícita por meio do tráfico internacional de drogas e que, desta vez, estão sendo desarticulados por uma brilhante operação de inteligência policial”, disse.

Polícia investigava região há mais de um mês

O contingente da 1ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Roubos e Latrocínios há mais de um mês investigava um "braço" do crime que estaria atuando no controle do tráfico de drogas na Baixada Santista, a partir do Guarujá. Como meio de garantir sua atuação, o bando chegava a provocar confrontos na região para “inibir a ação das forças policiais”, conforme explicou o Deic.

A descoberta foi feita a partir de informações do setor de inteligência da Polícia Civil. Os investigadores foram informados sobre o imóvel no distrito Vicente de Carvalho, que estava sendo utilizado para guardar armas de fogo que seriam distribuídas a diversas células do crime organizado na região, além de drogas.

Ao chegar ao local, os investigadores foram recebidos pela moradora, que forneceu respostas evasivas. Ela também informou que homens desconhecidos haviam guardado diversos sacos em um dos cômodos da parte inferior da casa, cercado por tapumes.

Durante as buscas, os policiais encontraram os tijolos de cocaína embalados e separados em sacos de ráfia. Ainda foram recolhidos dois simulacros de arma de fogo, um celular e a certidão de casamento da indiciada.

De acordo com a mulher, todo o material seria do marido, de 31 anos, que não estava na casa no momento do flagrante. Ele possui passagem criminal por roubo. A suspeita foi encaminhada para a delegacia, onde foi autuada por tráfico de drogas e associação ao tráfico.

A polícia ainda segue nas investigações para localizar o companheiro dela e apurar outras pessoas envolvidas na organização criminosa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]