i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Entenda

O que é o projeto das agências reguladoras que tornaria Bolsonaro “Rainha da Inglaterra”

  • PorJuliano Pedrozo
  • 24/06/2019 20:21
Projeto das agências reguladoras: Bolsonaro
Projeto das agências reguladoras foi alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro: “Querem me deixar como Rainha da Inglaterra?”| Foto: Marcos Corrêa/PR

O projeto de lei (PL 6621/2016) que condiciona a nomeação de diretores de agências reguladoras à aprovação do Senado entrou na mira do presidente Jair Bolsonaro.

No sábado (23), ele reagiu ao texto aprovado no fim de maio. "Querem tornar privativo do Parlamento indicações para agências. Querem me deixar como Rainha da Inglaterra?", criticou.

Pelo projeto, a indicação e nomeação ficam a cargo do presidente “após aprovação pelo Senado Federal”. O projeto aguarda sanção ou veto da presidência da República e o prazo termina em 25 de junho. Ele fará vetos.

As agências reguladoras citados no projeto exercem fiscalização, regulamentação e controle de produtos e serviços de interesse público. Entre elas, estão a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), por exemplo.

Na avaliação do presidente, as agências "travam ministérios, pois você fica sem ação, tem que negociar com a agência, cria um poder paralelo".

Projeto das agências reguladoras prevê lista tríplice

Um dos principais pontos de questionamento do projeto das agências reguladoras, por parte de Bolsonaro, está na criação da lista tríplice para cargos do Conselho Diretor ou Diretoria colegiada. Antes, a Lei 9.986/2000 - alterada pelo novo projeto - tornou a indicação e nomeação poder discricionário do presidente.

Pelo modelo aprovado, uma comissão fará a pré-seleção e apresentará ao presidente, que deve escolher um nome e indicar ao Senado para aprovação. “Se isso aí se transformar em lei, todas as agências serão indicadas por parlamentares. Imagina qual o critério que vão adotar. Acho que eu não preciso complementar”, disse Bolsonaro em entrevista aos jornalistas.

O texto diz que a escolha deve ser entre brasileiros, “cidadãos de reputação ilibada e de notório conhecimento no campo de sua especialidade”, além de serem atendidos requisitos de experiência profissional e formação acadêmica compatível com o cargo para o qual foi indicado.

"O projeto das agências reguladoras pode não ser perfeito, mas ele cria ali alguns critérios de seleção, faz uma peneirada antes da composição da lista tríplice antes do presidente escolher. Mas é um direito do presidente vetar. Se ele vetar, vamos trabalhar para manter o veto", afirmou a líder do governo na Câmara, Joice Hasselmann (PSL-SP).

A indicação pelo presidente do novo membro deve ser específica para a posição que vai ocupar e no prazo de até 120 dias antes do cargo ficar vago, ou, então, 60 dias depois da vacância decorrente de término de mandato. Caso o Senado rejeite a indicação, o presidente pode fazer uma nova indicação sem a lista tríplice.

O que prega o novo texto

Outra alteração está relacionada ao tempo de mandato, que passa a ser de 5 anos, vedada a recondução, salvo se já estiver no cargo por vacância em período igual ou inferior a 2 anos.

Sempre que houver vacância no cargo, uma lista com três nomes entre servidores deve ser enviado ao presidente da República - cada nome pode figurar por, no máximo, dois anos.

Para o advogado especialista em direito administrativo Bernardo Guimarães Strobel, a questão envolvendo as agências reguladoras e a perda do poder discricionário do chefe do Executivo são antigas.

"A perda do poder Executivo sempre veio junto no discurso das agências. Eu vejo com bons olhos [o projeto], tem que quebrar a capacidade do Executivo de gerir sob todos os campos econômicos. As decisões são mais técnicas do que politicas", explica.

Strobel ainda ressalta que a adoção da lista tríplice traz maior entendimento entre os poderes. "Com a lista tríplice você cria capacidade de articulação de consenso entre Legislativo e Executivo, de maneira a possibilitar maior densidade institucional por parte das agências reguladoras", afirma.

O advogado especialista em direito administrativo Luciano Reis defende qualquer tipo de controle dos cargos em agências reguladoras.

"Considerando que o cargo de dirigente de agência reguladora é por mandato, revela-se adequado que o Congresso Nacional possa efetivamente sabatinar os candidatos aos cargos para aferir se realmente são técnicos e gabaritados para esta importante função pública ", explica.

Nomeação de políticos às agências reguladoras

O projeto veda a nomeação de políticos para os cargos de Conselho Diretor ou Diretoria Colegiada nas agências reguladoras, nos moldes da lei das estatais editada em 2013.

Reis considera adequada a equiparação dos critérios de seleção para a escolha dos cargos em agências reguladoras. "É uma forma de prevenção de riscos e prática de boa governança pública que deve ser adotada em cargos estratégicos", diz.

Segundo o texto, é vedada a indicação “de pessoa que tenha atuado, nos últimos 36 meses, como participante de estrutura decisória de partido político ou em trabalho vinculado à organização, estruturação e realização de campanha eleitoral”.

Fica vedada, ainda, a indicação de pessoa que exerça cargo em organização sindical, de pessoa que tenha participação em empresa ou entidade que atue no setor sujeito à regulação da agência, ou que tenha matéria ou ato submetido a agência.

O texto prevê também que fica impedido de assumir cargo na diretoria alguém que nos últimos 12 (doze) meses tenha mantido vínculos com empresa relacionada às atividades reguladas pela agência, como "participação direta como acionista ou sócio; administrador, gerente ou membro de Conselho Fiscal; e, empregado, ainda que com contrato de trabalho suspenso".

Ainda segundo o projeto, membros do conselho não podem receber honorários, percentagens ou custas; exercer outra atividade profissional, salvo magistério; participar de sociedade simples ou qualquer espécie; atividade sindical ou  político-partidária.

24 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 24 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • A

    AMAURI

    ± 1 dias

    Hipócritas medonhos que elegeram e reelegeram Richa, que tinha Rato como agregado, que foi apoiado por Bozo. Pior é ouvir esses mesmos ldiotas, quererem se posar de pregadores do justo. Cambada de desmiolados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CARLOS FELIX

      ± 8 horas

      AMAURI hoje você está se superando. Quase igual ao Coroné Ciro Goma em sua verborragia de enxofre. Claro, está chovendo e atrapalhando o churrasquinho da greve, na Praça N.S. de Salete no Centro Cívico. Chora que tem mais.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Decio mango

    ± 1 dias

    Entao... que tal acabar com o TSE com toda esta palhaçada pesudomdemocratica...gastar fortunas para enganar o povo fazendo de conta que esta elegendo um presidente...para STF legislar e governar...congresso de vagabund0s e corruPTos fazerem o que bem querem contra a população....fechem todas estas *******.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    carlos

    ± 1 dias

    Não tem cultura para ser Rainha

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PAULO C.P.

    ± 1 dias

    Vejo evolução: de bobo da corte a rainha da Inglaterra (sem querer ofender a Rainha claro).

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • I

      Isabel

      ± 1 dias

      melhor que bandidos corruPTos!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • D

      Decio mango

      ± 1 dias

      Melhor que amestrador de burros

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Neto

    ± 1 dias

    Gazeta, favor ver como atuam os congressistas estaduais nesta e nas demais questões. Que tal fazer um placar permanente dos congressistas do PR para que a gente possa acompanhar e cobrar. É preciso uma melhor atuação sobre nossos congressistas e que o povo de cada estado faça o mesmo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • N

      Neto

      ± 1 dias

      Congressistas federais do nosso Estado

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maximiliano Augusto de Araujo Mendes

    ± 1 dias

    Seria muito bonito se tivéssemos parlamentares escandinavos. Mas o que temos é o padrão maia e ramos, então...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Emerson Adam

    ± 1 dias

    Gostaria de ter assistido o ativismo dos três poderes tentando transformar FHC e os governos petistas num parlamentarismo branco. Não o fizeram pois eram da turminha da "articulação" toma lá da cá. Agora conspiram e boicotam contra o primeiro presidente da história a cumprir promessas de campanha, essas por sinal sistematicamente derrubadas pelos três poderes. Tirar o Brasil do socialismo vai demorar....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • C

      CARLOS FELIX

      ± 8 horas

      Sartan: Reeleição quanto custou ? Mais ? Ou menos que o mensalão ? Naquele tempo vocês aplaudiam e se locupletavam. Acabou . Secou a mamadeira.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Sartan

      ± 1 dias

      é que naquele tempo existia isso é que vocês não ligavam para isso

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Daniel Jr Hecke

    ± 1 dias

    Como acabou a indicação política com interesses escusos, os de****dos ***s querem agora impor a indicação a força!!! é para acabar!!! É de ir lá e fazer terra arrasada se isso acontecer...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AMAURI

    ± 1 dias

    Independentemente de qualquer sorte ou azar, Bozo tá mais interessado nos EUA, do que com o Brasil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • C

      CARLOS FELIX

      ± 8 horas

      AMAURI: Hoje não é teu dia . Descanse. Vá cumprimentar, com " boa cadeia presidente Lula "

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Sartan

      ± 1 dias

      Daniel Jr Hecke: então ficamos assim ou devemos se ajoelhar para Venezuela ou para os estados unidos , Pais independente desses esta fora de cogitação tudo pelo triunfo de sua ideologia política

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      AMAURI

      ± 1 dias

      Daniel Jr Hecke: Ser chamado de retardado por um adorador desgraçado do Bozo, soa como elogio, lmbecil.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • D

      Daniel Jr Hecke

      ± 1 dias

      melhor que na venezuela né retar dado???

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JP

    ± 1 dias

    De tão incompetente, talvez para príncipe consorte o Bolsonaro servisse. Rainha da Inglaterra seria demais para ele.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      FCM

      ± 1 dias

      Acho que o desempenho até agora esta excelente para a função de bobo da corte

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mmf

    ± 1 dias

    Logo será igual à última rainha da França....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    William Tamburi

    ± 1 dias

    Engraçado é que "cidadãos de re****ção ilibada e de notório conhecimento no campo de sua especialidade” também servem como critério para indicação de ministros pro STF, mesmo assim temos: Dias Toffoli (bacharel), Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowisk ministros da corte. Palhaçada!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Jorge Dias

      ± 1 dias

      Boa.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]