• Carregando...
“O vira-lata caramelo é um símbolo da cultura brasileira e está presente
em diversos aspectos da sociedade”, diz deputado
“O vira-lata caramelo é um símbolo da cultura brasileira e está presente em diversos aspectos da sociedade”, diz deputado| Foto: Divulgação Petz

Tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei PL 1.897/23, que pretende transformar o "vira-lata caramelo" em uma expressão cultural imaterial do país. A proposta foi apresentada pelo deputado federal Felipe Becari (União-SP).

Na justificativa da proposta, o deputado explica que a expressão "vira-lata caramelo" está "profundamente arraigada em nossa cultura", sendo utilizada para "identificar um dos cães mais populares e queridos do Brasil".

O deputado ainda exemplifica o vira-lata caramelo como "animal de porte médio, com pelo curto e a pelagem em tons de marrom, que vão desde um tom mais claro até um marrom escuro e predominância do preto no focinho". "O que torna esses animais especiais é a sua mistura de raças, que resulta em uma grande variedade de características físicas e comportamentais", diz.

Becari ainda cita no projeto uma petição, criada em 2019, que tentava emplacar a imagem de um vira-lata caramelo nas notas de R$ 10, para reforçar que "se tornou um símbolo nacional".

"Não é de hoje que o vira-lata caramelo está presente na vida do brasileiro. Seja porque você tem um ou porque cruza com eles nas ruas. No entanto, de uns tempos para cá e graças à internet, esse cachorro cor caramelo se tornou fenômeno de popularidade. E mais: muitos já o consideram um símbolo nacional, fazendo campanhas para oficializá-lo como raça brasileira."

O projeto, com caráter conclusivo em comissão, aguarda análise na Comissão de Cultura e, caso seja aprovado, segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Para virar lei, precisa ser aprovado tanto na Câmara como no Senado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]