• Carregando...
INSS: prova de vida em 2020
INSS: prova de vida em 2020 muda para biometria ou reconhecimento facial.| Foto: André Rodrigues/André Rodrigues

Em processo de “atualização tecnológica”, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve mudar alguns processos no próximo ano. A prova de vida do INSS em 2020, atualmente feita em agências bancárias, deve ser feita por meio de biometria e reconhecimento facial já no 1º semestre do Ano Novo. A informação é do presidente do órgão, o procurador federal Renato Vieira, que falou à Folha sobre o tema.

Segundo o presidente do INSS, existe ainda a possibilidade de que agências do INSS sejam fechadas por ineficiência. “Por incrível que pareça, o INSS, com toda a complexidade que tem, pelo tamanho, importância e recursos, não tinha processo administrativo eletrônico ainda, assimétrico com grande parte do governo federal”, disse à reportagem.

A “mudança tecnológica” no INSS passou a ocorrer em maio, segundo Vieira, com incentivo à população para que as solicitações sejam feitas pelo site Meu INSS ou pelo telefone 135. Com isso, segundo a Folha, 82,4 mil requerimentos foram feitos pessoalmente, 442,1 mil por meio do site, e 287,9 mil, por telefone. Segundo Vieira, apenas para pedidos de extrato de pagamento, eram 300 mil atendimentos pessoais por mês. Em outubro, o número caiu para 128 mil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]