i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Oposição ou situação

Indeciso sobre seu papel, PSDB de Doria vê avanço de ala bolsonarista no partido

  • Brasília
  • 27/10/2020 16:26
O governador João Doria, o ex-deputado Antonio Imbassahy e o senador Izalci Lucas, todos do PSDB: apoio de parte do partido ao governo Bolsonaro causa desconforto.
O governador João Doria, o ex-deputado Antonio Imbassahy e o senador Izalci Lucas, todos do PSDB: apoio de parte do partido ao governo Bolsonaro causa desconforto.| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), protagonizou um embate público com o presidente Jair Bolsonaro, na última semana, por causa da produção e aquisição de uma vacina contra o coronavírus. Bolsonaro disse que "o povo brasileiro não será cobaia" e Doria rebateu pedindo ao presidente que "tenha grandeza". Enfrentamentos entre presidente e governador se tornaram uma rotina desde o início da pandemia de Covid-19.

Poucos dias antes, o líder do PSDB no Senado, Roberto Rocha (MA), divulgou em suas redes sociais um vídeo com Bolsonaro, no qual o presidente pedia votos para uma candidata do partido em Lago da Pedra (MA). "O presidente Jair Bolsonaro, muito querido no Maranhão, muito querido em Lago da Pedra", falou Rocha na gravação, em que foi chamado de "melhor senador do Brasil" por Bolsonaro.

O contraste entre as duas posições é um exemplo do relacionamento entre PSDB e Bolsonaro. Desde o início do mandato do presidente, o partido vive uma posição contraditória com o governo. Enquanto algumas lideranças tucanas defendem proximidade com o Palácio do Planalto, assim como fizeram no passado com Michel Temer, outras advogam que o partido deve se portar formalmente como uma força de oposição.

A indefinição remete a uma fama que o PSDB adquiriu logo em seus primeiros anos e que ainda persegue o partido: a de ficar "em cima do muro". A pecha se deu porque, segundo os críticos, os tucanos não tomam posição em temas mais espinhosos.

PSDB diz que é oposição, mas…

Em 15 de junho, o perfil oficial do PSDB no Twitter fez uma série de postagens críticas ao governo. Uma frase deixava uma indicação explícita: "O caminho do PSDB é a oposição ao governo Bolsonaro". O texto endossava o dito pelo presidente do partido, Bruno Araújo, em entrevista publicada pela Folha de S. Paulo três dias antes. "Ser oposição não significa não ter relação institucional, respeitosa e colaborativa com o Brasil. O PSDB não trata adversário político como inimigo", declarou.

A oposição apregoada por Araújo, entretanto, não se traduziu nos posicionamentos do PSDB no Congresso. O partido votou com o governo em 92% das votações nominais na Câmara desde o início da gestão Bolsonaro, segundo levantamento produzido pelo site Congresso em Foco. Apenas quatro partidos foram mais "governistas" do que o PSDB: PSL, Patriota, DEM e PSC.

A argumentação dos integrantes do partido para essa aderência é a de que a pauta econômica do governo Bolsonaro é similar ao que os tucanos historicamente defendem. "A linha do PSDB é a de aprovar as pautas que são importantes para o Brasil. Identificar o que é necessidade para o país, e não vinculado a um cunho ideológico. Nesses casos, o PSDB deverá não só continuar ajudando nas votações, mas também ser protagonista dos projetos", afirmou o deputado federal Domingos Sávio (MG), vice-presidente do partido.

O partido celebrou, em discursos e postagens nas redes sociais, o fato de dois de seus membros terem sido relatores de projetos de destaque aprovados pelo Congresso. O deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) foi o relator da reforma da Previdência no ano passado e o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) relatou o marco legal do saneamento básico mais recentemente.

"Não há qualquer preconceito com as pautas enviadas pelo Executivo. Votamos a favor delas quando achamos que é positivo, e votamos contra quando discordamos", reforçou o líder do partido na Câmara, Carlos Sampaio (SP).

Apoio de ala tucana ao governo é "lamentável", diz ex-presidente do PSDB

A abordagem de que o PSDB deve enfatizar o discurso de que "aprova o que é positivo, rejeita o que é negativo" é contestada pelo ex-deputado José Aníbal (SP), que foi presidente nacional do partido entre 2001 e 2003. "O PSDB não tem mais que ficar falando que apoia o que é melhor para o Brasil. Porque o PSDB sempre fez isso", declarou. Aníbal defende que o partido passe à oposição de modo definitivo.

"Acho que a sociedade espera que o PSDB faça uma oposição firme ao governo. Uma oposição consequente. Mostrando que esse governo é reacionário, atrasado, que patrocina a ignorância em todos os seus atos", destacou.

Aníbal diz considerar "lamentável" o apoio que parte do partido dá ao governo Bolsonaro. "Infelizmente isso acontece, e eu vejo muito negativamente", apontou, em referência ao senador Roberto Rocha.

O ex-deputado está ligado diretamente a outro caso de um tucano que se aproximou do governo e foi contestado por outros integrantes do partido. Em agosto, o deputado federal Celso Sabino (PSDB-PA) foi convidado para ser o líder da Maioria na Câmara. Sua indicação ao posto atendia a duas finalidades: privilegiar a parte do PSDB que é favorável ao governo Bolsonaro e retirar do posto o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), adversário do líder do Centrão, Arthur Lira (PP-AL).

Sabino não chegou a assumir a liderança. Mas o fato de ter aceitado o convite sem dialogar com os outros integrantes da bancada enfureceu parte do PSDB, que pediu sua expulsão do partido. Um processo foi aberto na Comissão de Ética da legenda, que teve José Aníbal como relator. Até a publicação desta reportagem, o processo não teve encaminhamentos e Sabino segue filiado ao partido.

Um argumento citado pelo deputado para contestar a tentativa de expulsão era o fato de que o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) era o vice-líder do governo no Senado e ocupava o posto sem ameaças de ser ejetado da legenda. De fato, Izalci permaneceu na função entre março de 2019 e o último dia 7 de outubro. Ele diz ter deixado a vice-liderança do governo por decisão própria e cita não ter entrado em conflito com o Palácio do Planalto. No entanto, esteve ao lado de João Doria quando o governador paulista defendeu, em Brasília, a compra da "vacina chinesa" contra o coronavírus.

E mais governista ainda do que Izalci é Rogério Marinho, que integra o governo Bolsonaro desde o início — primeiro como secretário especial da Previdência e, desde fevereiro de 2020, como ministro do Desenvolvimento Regional. Marinho foi filiado ao PSDB por mais de 10 anos e chegou a presidir o diretório do partido no Rio Grande do Norte. Ele deixou a legenda em junho deste ano.

Eleições também causam racha no partido

A ambiguidade no posicionamento entre o PSDB e o governo Bolsonaro também se reflete nas eleições municipais de 2020. Pelo Brasil, há candidatos tucanos que querem ser vistos como representantes do presidente, e há os que estão em guerra frontal com o bolsonarismo.

Um exemplo do primeiro grupo é o da candidata Maura Jorge, a que foi contemplada com o vídeo gravado pelo senador Roberto Rocha. A tucana que quer ser prefeita de Lago da Pedra (MA) se apresenta nas redes sociais como "a representante no Maranhão do presidente Bolsonaro".

Já em outros lugares, como na cidade de São Paulo, a briga é aberta entre tucanos e bolsonaristas. O prefeito Bruno Covas (PSDB) tem como um dos principais adversários o deputado Celso Russomanno (Republicanos), que vê na proximidade com Bolsonaro um dos trunfos para avançar na disputa.

23 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 23 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • E

    Eduardo P.

    ± 0 minutos

    O problema não é a parte q apóia o governo Bolsonaro, o problema é q a ala q é contra o governo estão presos ou seriamente envolvidos em corrupção, como Serra, Aecio, Richa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Boraschi

    ± 1 dias

    Bolsonaro 2022!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Elder José Fassini

    ± 1 dias

    Na política atual o eleitor perdoa e esquece muita coisa. O que certamente não perdoa é a traição. Qualquer porcaria na política se dá melhor do que o traidor. Tal qual no mundo do crime, o traira é execrado. Dória e Joice que o digam.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ALTOÉ

    ± 1 dias

    Boa Hermes, você não está sozinho nessa história, eu também me sinto um Anta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Joaquim

    ± 1 dias

    Na verdade tinhamos a dobradinha de PT e PSDB, para roubar o país e transformar o Brasil em uma ditadura socialista! PT descompriu o acordo, começaram brigar entre eles! Mais não contavam com as redes sociais, pois antes era só ter dinheiro estava eleito, nào se preocupava com indignação das ruas então surgiu Bolsonaro levou as eleições agora estão perdido sem credibilidade nenhuma, o povo descobriu a farsa!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Hermes Rossi

    ± 1 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Salo

    ± 1 dias

    Politicos que estão sempre atrás de acertos, vantagens, se vendem por qualquer trocado. O povo que os elege é o responsável.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Denis

    ± 1 dias

    E, continuando José Anibal: "Acho que a sociedade espera que o PSDB faça uma oposição firme ao governo". Sinceramente, a sociedade não espera nada de relevante do PSDB. Não dá para falar que o PSDB fará o que nunca fez. Se "esperar" for decorrência de "estar acostumada a ver", a sociedade espera do PSDB a dubiedade, frouxidão, verborragia de sempre.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Denis

    ± 1 dias

    PSDB é "em cima do muro" mesmo. A fala contraditória de José Anibal demonstra isso, pois faria o partido pender conforme o vento da ocasião: "O PSDB não tem mais que ficar falando que apoia o que é melhor para o Brasil. Porque o PSDB sempre fez isso". E "Acho que a sociedade espera que o PSDB faça uma oposição firme ao governo. Uma oposição consequente. Mostrando que esse governo é reacionário, atrasado, que patrocina a ignorância em todos os seus atos". Como resolver a contradição do José Anibal?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco Antonio Inacio de Oliveira

    ± 1 dias

    2022, todo mundo de olho.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Joaquim

    ± 1 dias

    O João Doria Canalha não entendeu que a política de hoje se faz de forma construtiva. A oposição inteligente é que se pronuncia de forma construtiva.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Armando

      ± 1 dias

      SP vai dar Covas...no Rio...Crivela ...apoiado por Bolsonaro vai levar fumo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carvalhaes

    ± 1 dias

    José Aníbal já era da mesma forma que FHC !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Flavius Torres

    ± 1 dias

    PSDB quer é mesmo De novo os Votos dos Bolsonaristas, só que não ! Nunca mais! Não são republicanos! Não defendem a família Não defendem a Amazônia de ataques de estrangeiros Não votam em pautas que interessam a nação reformas etc

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSMAR PORTUGAL VAZ

    ± 1 dias

    PSDB já era . Esse partido enganou o povo brasileiro durante décadas . Com Dório corrupto e nojento acabou de acabar...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    alexandre pinto guedes dutra

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      LSB

      ± 1 dias

      Com certeza. Não voto... simples!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Figueiredo Mercado

    ± 2 dias

    Tadinho do Doria, porque será não? Planta vento colhe tempestade!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Martins Donizete

    ± 2 dias

    PSDB é o PT engomadinho e esse falastrão Dória é retrato do partido que em parte (de ficar em cima do muro ou se esconder) é pior que o PT e outros partidos de esquerda. Sugestão minha: não votem e nem dêem espaço para esses párias.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Plínio

    ± 2 dias

    O PSDB sofre de problema de identidade. A diferença com o MDB é que o ultimo assume isso. Vejamos, o Sr. Anibal diz que não é preciso afirmar que o PSDB sempre voltará pautas que entende favoráveis ao Brasil. Por outro lado, afirma que a sociedade espera do PSDB uma oposição firme contra este governo reacionário, de modo definitivo. A pergunta é: como votar pautas favoráveis ao Brasil sendo sempre contra? Caso clássico de dupla personalidade ou falta dela.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos

    ± 2 dias

    O PSDB só não foi oposição ao seu irmão siamês, o PT

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Joaquim

    ± 2 dias

    É melhor aprovar as demandas do governo, e colher os louros da vitória do que fazer oposição simplesmente por fazer como o PT. Que sempre foi contra quase tudo e todos. E apoiou unicamente quem queria realizar corrupção.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Austríaco-PR

    ± 2 dias

    O racha é entre esquerda infame e radical pró PCCh, Soros e Maduro contra a galera do bom sendo que está de olho nas próximas eleições. Se a ala anti-Bolsonaro estivesse com a razão, o Covas não estaria escondendo o apoio/aliança com o Ditadoria.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]