
Ouça este conteúdo
De acordo com uma pesquisa do Instituto Opinião, divulgada nesta segunda-feira (14), 49,1% dos brasileiros têm uma imagem “mais negativa” do Supremo Tribunal Federal (STF). O Tribunal tem uma imagem “mais positiva” para 24,9%, e neutra para 22%. 4% dos entrevistados não souberam ou não quiseram opinar.
O percentual dos que não confiam na Suprema Corte também é de 49,1%. Os brasileiros que “confiam muito” são 24,7%, e os que “confiam um pouco” são 22,2%. Não souberam ou não quiseram opinar, 4%.
O registro corrobora com uma pesquisa AtlasIntel, divulgada em setembro de 2024, em que metade dos brasileiros (50%) disse não confiar no trabalho e nos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Os números desta segunda-feira (14) sobre o STF fazem parte de um recorte da mesma pesquisa que apontou empate técnico entre Bolsonaro e Lula em uma simulação de segundo turno da eleição de 2026.
Segundo o levantamento, Lula teria 44,6% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro teria 41,2%. Como a margem de erro da pesquisa é de 2,19% para mais ou para menos, os dois estariam tecnicamente empatados. Votos nulos e brancos somam 18,2%, indecisos ou que não souberam responder, 6,1%.
Comparação entre os governos Lula e Bolsonaro
A mesma pesquisa ainda apontou que 41,5% dos brasileiros consideram o governo do presidente Lula (PT) pior do que a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O governo do petista é considerado melhor que a gestão anterior por 35,7% dos brasileiros. Outros 17% consideram as duas gestões iguais e 5,8% não souberam opinar.
Segundo a pesquisa, a imagem do presidente Lula é vista como “mais negativa” por 47,9% dos brasileiros. Para 30,5% dos brasileiros, a imagem do petista é vista como “mais positiva”. Para 21,2%, a imagem do presidente é “neutra”.
O presidente Lula também é desaprovado por 53,6% dos brasileiros, de acordo com o levantamento. O petista é aprovado por 44,6%.
Metodologia
O levantamento faz parte da primeira rodada de 2025 das pesquisas quantitativas realizadas pelo Instituto Opinião em nível nacional. As coletas ocorreram entre os dias 09 a 11 de abril de 2025.
Foram realizadas 2000 entrevistas com pessoas acima dos 16 anos, com margem de erro de 2,19% e 95% de confiabilidade.
As entrevistas foram realizadas por meio de técnica de abordagem CATI (entrevista telefônica realizada por humanos e assistida por computador), através de levantamento estatístico por aferição proporcional e estratificada.
VEJA TAMBÉM:








