As queimadas nos diferentes biomas brasileiros tiveram um aumento de 203% no mês de junho na comparação com maio, de acordo com dados do MapBiomas divulgados na terça (25). Foram 543 mil hectares, sendo 81% de vegetação nativa.
Segundo o levantamento, o bioma com maior queimada foi o Cerrado, com 425 mil hectares, seguido pela Amazônia, com 102 mil.
Entre as unidades de conservação com maior quantidade de focos no mês estão a Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, o Parque Nacional dos Campos Amazônicos e o Parque Nacional do Araguaia.
Semestre teve queda de 1%
Por outro lado, no apanhado do primeiro semestre, a quantidade de queimadas teve uma queda de 1% na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 2,15 milhão de hectares.
A Amazônia teve um aumento de 14% de queimadas no período, com 1,45 milhão devastados, o que corresponde a 68% de toda a área queimada. O estado de Roraima liderou a devastação no período, com 1 milhão de hectares queimados principalmente nas cidades de Normandia, Pacaraima e Boa Vista.
O Cerrado vem na sequência com 639 mil hectares devastados, uma alta de 2% na comparação com os primeiros seis meses de 2022.
De toda a área queimada no primeiro semestre deste ano no país, 84% eram de vegetação nativa, a maioria em formações campestres. Segundo o MapBiomas, as pastagens se destacaram entre os tipos de uso agropecuário, representando 8,5% de toda a área queimada.
O relatório revelou ainda que, na Mata Atlântica (10.220 hectares) e no Pantanal (13 mil hectares), a área queimada no primeiro semestre deste ano foi a menor dos últimos cinco anos.
A Caatinga seguiu a tendência de queda, com a área queimada no primeiro semestre inferior à dos anos anteriores, com 818 hectares atingidos. Já no Pampa foram queimados 7 mil hectares.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião