• Carregando...
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e a futura ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos.
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e a futura ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

A atual vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, vai comandar o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações a partir de janeiro de 2023. O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou 16 novos ministros nesta quinta-feira (22). Formada em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Luciana tem 56 anos e é presidente nacional do PCdoB.

A legenda participou da federação com PT e PV para campanha de Lula nas eleições deste ano. A trajetória política da futura ministra é longa. Ela já foi eleita deputada estadual (1997-2000) e deputada federal (2011-2018). Na Câmara dos Deputados, Luciana integrou as comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, de Desenvolvimento Urbano e de Cultura.

Além disso, foi prefeita de Olinda (PE) por dois mandatos (2001-2008). Também atuou como secretária estadual de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, no governo de Eduardo Campos, entre 2009 e 2010. Em 2018, Luciana foi a primeira mulher a ser eleita vice-governadora de Pernambuco, no governo de Paulo Câmara (PSB).

Após ter seu nome anunciado por Lula, ela afirmou que uma das prioridades da pasta será reajustar as bolsas para pesquisas científicas. Os valores estão congelados desde 2013. “Temos como referência o reajuste inflacionário do período todo, mas são decisões que vão ser colocadas dentro do contexto global do orçamento”, disse.

Em outubro de 2019, Luciana foi condenada por improbidade administrativa pela 1ª Vara da Fazenda Pública de Olinda junto com outros servidores da prefeitura. A condenação ocorreu por supostas irregularidades em um contrato de licitação para a gestão do parque energético e de iluminação de Olinda, no ano de 2004.

A Justiça determinou multa de cinco vezes o salário recebido por Luciana na época e seis anos de inelegibilidade. Em nota divulgada pelo PCdoB de Pernambuco à época da decisão, a legenda ressaltou que "a própria sentença reconhece que Luciana Santos e os demais agentes públicos processados não receberam ou desviaram qualquer dinheiro público".

Além disso, o partido da ex-prefeita de Olinda afirmou na nota que "a licitação foi analisada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), sem que fosse encontrado qualquer ilícito e afirma que recorrerá da decisão em todas as instâncias cabíveis". Luciana recorreu da sentença, mas ainda não há uma nova decisão sobre o caso na segunda instância, informou o portal Jota.

O ex-astronauta Marcos Pontes (PL) foi o responsável pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). Pontes foi eleito senador por São Paulo no pleito deste ano. Após sua renúncia para disputar a eleição, a pasta foi comandada por Paulo Cesar Alvim.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]