• Carregando...
R$ 500 do FGTS viram “isca” para golpes no WhatsApp
| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

A retirada de até R$ 500 do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) já está em curso, de acordo com o calendário definido pela Caixa Econômica Federal. Mas, cuidado: entidades de proteção ao consumidor alertam para golpes que vêm sendo disseminados pela internet envolvendo a retirada do dinheiro.

O mais comum utiliza o saque como "isca" para atrair os trabalhadores a clicar em links maliciosos. As mensagens podem vir pelo WhatsApp, e-mail ou até SMS, e parecem ter sido enviadas pela própria Caixa.

"Os links vêm acompanhados de mensagens que atraem o trabalhador: 'Veja como você pode sacar o FGTS e quanto você tem disponível', por exemplo. Depois que a pessoa clica, o link pede mais informações, como dados bancários", explica Juliana Moya, especialista da associação de defesa do consumidor Proteste.

De posse das informações preenchidas pelo usuário, o golpista pode fazer cadastros falsos em nome do cidadão e até mesmo realizar compras, caso os dados bancários tenham sido inseridos.

Em outros casos, os links maliciosos infectam celulares ou computadores com vírus. Alguns golpistas pedem para que o internauta compartilhe as informações com mais cinco ou dez pessoas, para receber supostos benefícios.

Desconfiança é prevenção

Por mais que os links pareçam reais, eles não são da Caixa Econômica Federal. O banco já informou que não envia esses endereços, nem pede que os clientes confirmem dados por WhatsApp ou SMS.

Para se proteger, o melhor caminho é não clicar nos links, mesmo que a mensagem tenha vindo de alguém conhecido. "A chance de ser um vírus ou um golpe é muito grande. A orientação é para não responder nem encaminhar essas mensagens", explica Juliana.

Outro procedimento importante é manter computadores e celulares com programas antivírus, que podem dar o alerta caso os dispositivos tenham sido infectados por agentes maliciosos.

Cliquei em um link estranho. E agora?

Se o trabalhador já tiver clicado em algum desses links e inserido seus dados, a orientação é para que o caso seja reportado à Caixa ou à outra instituição financeira da qual o usuário é cliente. "Também é recomendado fazer procedimentos de segurança, como trocar senhas", diz a especialista da Proteste.

Para os casos em que os golpistas já tiverem realizado compras com os dados bancários, além de comunicar a instituição financeira, o consumidor também deve fazer um boletim de ocorrência. "Só assim o consumidor pode se resguardar, para não ser responsabilizado", afirma Juliana.

Quero saber mais informações sobre o FGTS. Onde encontro?

As informações sobre o saque imediato do FGTS, e também sobre a nova modalidade de saque anual do fundo, estão no site da Caixa Econômica Federal. Para consultar o saldo disponível, o trabalhador pode baixar o aplicativo do FGTS; acessar o internet banking da Caixa; ou entrar no site disponível para os que não são correntistas do banco.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]