• Carregando...
Senador Eduardo Girão critica a falta de realização de sessões no Senado.
Senador Eduardo Girão critica a falta de realização de sessões no Senado.| Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O senador Eduardo Girão (Novo-CE) criticou nesta segunda-feira (18) o cancelamento da sessão não deliberativa no Senado, que ocorre nas segundas. A sessão é realizada para os senadores discursarem na tribuna sem a votação de propostas.

De acordo com o parlamentar, essa foi a terceira vez que a sessão foi cancelada somente neste ano, por conta de um acordo feito no ano passado em que a sessão não pode ser iniciada se não houver algum membro da Mesa Diretora do Senado presente para abrir a sessão.

"Na véspera dos 200 anos da Casa Revisora da República, tivemos um “presente de grego”. Desde o ano passado, para o exercício pleno da atividade parlamentar: só se pode abrir sessão não deliberativa, mesmo para discursos, se tiver um dos membros da Mesa presente", escreveu o parlamentar na rede X.

Girão explica que nunca houve tal exigência para a realização de uma sessão não deliberativa. Segundo ele, "tal mudança só prejudica o “parlar” (falar), ou seja, “falar” é uma das premissas fundamentais de um parlamentar que usa a palavra para denunciar".

"Me senti vilipendiado com a situação hoje. Haja vista não ter sido a 1ª vez que fiquei impedido de me pronunciar sobre vários temas que me preparei e considero importante abordar publicamente no parlamento", disse.

O senador cearense disse que pretende solicitar uma "reconsideração" à Mesa Diretora para voltar a ser praticado o que sempre foi feito em relação às sessões no plenário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]