• Carregando...
Deputada federal Silvia Waiãpi (PL-AP)
Deputada federal Silvia Waiãpi (PL-AP)| Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A deputada federal Silvia Waiäpi (PL-AP) cobrou celeridade do governo federal para socorrer o povo de Macapá que está em situação de emergência após fortes chuvas atingirem a capital do Amapá.

"Peço celeridade entre o Governo Federal e a cidade para liberação de verbas para ajudar as famílias que foram severamente afetadas, assim como, as assistências humanitárias cheguem em todos os locais", pede a parlamentar.

Segundo a deputada, foram prometidos "81 milhões de dólares” para a criação da reserva Tumucumaque, mas até agora não saiu do papel. “Cadê esse dinheiro? Para aonde foi destinado?", questiona.

"Essa situação que nosso povo enfrenta é o reflexo cujo Estado, tem em sua capital apenas 4% de saneamento básico. Sem rede pluvial adequada e esgotamento sanitário. Temos o pior saneamento do Brasil. Grande maioria convive com esgoto a céu aberto, falta de água e contaminação. O povo do Norte, e em especial o Amapá, precisa de atenção", alertou.

Situação de emergência

O governador do Estado do Amapá, Clécio Luis, decretou na última segunda-feira (12) situação de emergência com o prazo de 180 dias, após as fortes chuvas que geraram uma série de alagamentos.

A medida foi tomada após recomendação da Defesa Civil Estadual, em função da erosão e queda de casas na orla do Aturiá, no bairro Araxá, em Macapá, devido à força do Rio Amazonas. De acordo com o Comitê de Respostas Rápidas do Governo do Amapá, pelo menos 16 casas correm risco de desabar.

Nesta quinta-feira (15), o governo federal atendeu ao pedido de situação de emergência da capital do Amapá. E através do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (Midr), poderá liberar mais recursos para auxiliar as famílias atingidas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]