• Carregando...
Simone Tebet
Ministra Simone Tebet negou que pode assumir o Ministério da Justiça após indicação de Flávio Dino ao STF.| Foto: Joedson Alves/Agência Brasil

A ministra Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento, negou na manhã desta terça (28) que vem sendo sondada para ocupar o comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública após a indicação de Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O nome dela começou a ser citado por aliados do governo nos bastidores logo após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmar Dino para a vaga aberta na Corte após a aposentadoria da ministra Rosa Weber.

“Não fui sondada, não fui convidada. Estou no Ministério do Planejamento a convite do presidente Lula, da cota pessoal dele. O Ministério da Justiça é extremamente relevante, que conta e precisa ter alguém da estreita confiança do presidente, então ele saberá com a sabedoria de sempre escolher o que é melhor para o Brasil”, disse.

Além da nomeação de Tebet, também se fala nos bastidores sobre a divisão do ministério em duas pastas para cumprir uma promessa de campanha de Lula, de criar a pasta da Segurança Pública. O presidente chegou a mencionar essa intenção durante uma live “Conversa com o Presidente”, mas esbarrou na negativa do próprio Flávio Dino, que diz que a atuação do ministério poderia ficar mais burocrática.

Esta nova pasta poderia ser comandada pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, que atualmente coordena a operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nos portos e aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro. Ele também comandou a intervenção na segurança pública do Distrito Federal em decorrência dos atos de 8 de janeiro.

As possíveis mudanças ainda são estudadas pelo presidente Lula e uma definição de quem deve ser o novo ministro será tomada apenas na volta da viagem dele ao Oriente Médio e a Alemanha, que se iniciou na segunda (27) e vai terminar na próxima semana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]