Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Votação simbólica

STF cobra explicações da Câmara sobre urgência do PL da Adultização

Flávio Dino exige esclarecimentos de Hugo Motta em disputa sobre rito do “PL da Adultização”, que regula redes sociais para crianças e adolescentes.
Flávio Dino exige esclarecimentos de Hugo Motta em disputa sobre rito do “PL da Adultização”, que regula redes sociais para crianças e adolescentes. (Foto: Lula Marques/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O ministro Flávio Dino determinou que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), apresente explicações em até dez dias sobre a aprovação de urgência do PL 2628/2022, conhecido como PL da Adultização.

O despacho foi assinado nesta terça-feira (26). O pedido faz parte de mandado de segurança protocolado pelo deputado Marcos Pollon (PL-MS). Segundo o parlamentar, a votação simbólica da urgência, em 19 de agosto, desrespeitou pedido de votação nominal feito pela oposição.

Ainda de acordo com Pollon, a decisão de Motta encerrou o debate de forma irregular. O deputado pede a anulação de todo o processo. A Câmara aprovou a urgência sem registro nominal dos votos. Motta alegou não haver solicitação válida no momento em que proclamou o resultado.

No plenário, a oposição protestou. Deputados como Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Mauricio Marcon (PL-RS) questionaram a condução da votação. A deputada Júlia Zanatta (PL-SC) acusou Motta de atropelar o processo. Ela também classificou a medida como forma de censura às redes sociais.

Decisão não suspende tramitação do PL da Adultização, mas abre análise

O ministro Flávio Dino comunicou a medida à Advocacia-Geral da União. A AGU poderá se manifestar antes da análise do pedido de liminar. A decisão não suspende a tramitação. No entanto, abre caminho para que o Supremo avalie se houve irregularidade no rito legislativo adotado pela Câmara.

A oposição acusa o governo de usar a proteção de crianças como "escudo" para impor censura às redes sociais, com a aprovação de urgência sendo interpretada como um "atropelamento" para evitar discussões e debates com especialistas. Agora, caberá a Hugo Motta apresentar as justificativas. Só após essa etapa o STF decidirá se suspende ou não o ato da Mesa Diretora.

O PL da Adultização estabelece regras para uso de plataformas digitais por crianças e adolescentes. O tema ganhou força depois das denúncias feitas pelo influenciador Felipe Bressanim, o Felca. O vídeo sobre o assunto, publicado em 6 de agosto no YouTube, conta com mais de 48 milhões de visualizações.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.