#228- Brasil quer aumentar a quantidade de testes para identificação do coronavírus, mas entre a vontade do poder público em adotar a medida e colocá-la em prática há alguns obstáculos que ainda não foram superados.
***1) Uma das estratégias mais replicadas por países que conseguiram sucesso nas ações de combate ao coronavírus foi a de aplicar testes em massa de seus habitantes. A meta do governo é de ter 46,2 milhões de testes e realizar os exames em 22% da população. O problema é que esse objetivo não consegue sair do papel. Até esta quinta-feira (21), o Ministério da Saúde já havia repassado 8,4 milhões de testes, entre moleculares e sorológicos, para os estados. Isso representa cerca de 18% da meta inicial.
Ainda em março, o Ministério da Saúde anunciou que disponibilizaria 22 milhões de testes, entre os rápidos e moleculares, em todo o país. A distribuição dos testes, no entanto, não avançou na mesma velocidade do vírus.
Ter o controle desse tipo de informação – sobre a aplicabilidade de cada teste e perfil da população testada – é fundamental para o gestor público, porque com o domínio do cenário epidemiológico enfrentado é possível coordenar ações para isolamento social e reabertura gradual.
Neste episódio do podcast 15 Minutos, a editora de República da Gazeta do Povo, Fernanda Trisotto, explica as dificuldades que o país vem enfrentando para aumentar o número de testes e explica a importância desse tipo de informação para o planejamento da saída do isolamento.
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O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
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Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Maria Eduarda Scroccaro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.
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