i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Energia

‘Tomada do PT’? Por que o Brasil adotou o padrão de três pinos, que está na mira de Bolsonaro

  • PorGiulia Fontes
  • 05/07/2019 11:37
‘Tomada do PT’? Por que o Brasil adotou o padrão de três pinos, que está na mira de Bolsonaro
| Foto: Ilustração: Chantal Wagner/Infografia GP

A tomada de três pinos é fonte de irritação para consumidores desde 2011, quando o padrão passou a ser obrigatório no Brasil. O assunto, no entanto, parecia restrito aos dilemas cotidianos e à seção de adaptadores das lojas de material elétrico.

No governo de Jair Bolsonaro, no entanto, a tomada ganhou ares de questão prioritária. Em abril, o tema chegou ao Twitter do assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Filipe Martins, que colocou o plugue na lista do que "temos que nos livrar".

Ao jornal "Valor Econômico", o secretário especial de Produtividade e Competitividade, Carlos da Costa, também sinalizou que o governo estuda revogar a norma referente à tomada de três pinos. Ele classificou o padrão como uma "excrescência". "Não é só um tema técnico. É um tema que afeta a segurança, a concorrência e a produtividade", afirmou.

Em nota, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) confirmou que há "um debate sobre a flexibilização do padrão brasileiro". "Ainda não há nenhuma resolução pronta, mas discussão e análise de impactos sobre uma possível flexibilização quanto à coexistência do padrão brasileiro no mercado nacional com a comercialização de outros padrões adotados por países de maior volume de negócios com o Brasil", diz o texto encaminhado pelo órgão.

Menos risco de choques

É justamente em razão de um dos motivos elencados pelo secretário Carlos da Costa – a segurança – que representantes do setor são contra a nova mudança no padrão. Em nota divulgada em seu site, a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) alerta para riscos de segurança que podem ser criados com mudanças na legislação. Na visão da entidade, a proposta de retorno à situação anterior é um "retrocesso na prevenção de acidentes".

A nota da Abinee aponta, ainda, que a implantação do padrão teve como objetivo "eliminar a possibilidade de choque elétrico com risco de morte, o funcionamento inseguro com aquecimento e risco de incêndio, e as perdas de energia devido a conexões inseguras".

Isso porque, com os três pinos, as tomadas passaram a, obrigatoriamente, ter conexões de aterramento, diminuindo o risco de choque elétrico. O formato do plugue, além disso, evita que o aparelho fique parcialmente conectado à tomada – situação que pode gerar contato com o pino energizado e, consequentemente, provocar acidentes.

Histórico de discussões

A rejeição à tomada de três pinos, entretanto, vai além de questões técnicas. Segundo reportagem do "Valor", o plugue vem sendo chamado por assessores do governo de "tomada do PT", em referência ao período em que o padrão se tornou obrigatório.

A discussão sobre o tipo de tomada que seria obrigatório no país, no entanto, é bem mais antiga. Desde a década de 1990 o assunto vem sendo debatido, tendo em vista que não há um padrão internacional estabelecido. De acordo com a Abinee, hoje existem 110 tipos distintos de plugues no mundo.

A obrigatoriedade da tomada de três pinos passou a valer integralmente em 2011. Mas foi bem antes, em 2000, que a mudança começou. Naquele ano, por meio da portaria nº 185, o Inmetro instituiu a certificação compulsória de plugues e tomadas.

Em 2006, por sua vez, uma resolução estabeleceu prazo até dezembro de 2009 para que, gradativamente, fabricantes e comerciantes pudessem se adaptar ao padrão de três pinos. Em 2011, todos os prazos de transição foram vencidos. Com isso, ficou proibida a venda de tomadas com o padrão antigo em todo o país.

Em seu site, o Inmetro ressalta que a adoção do padrão visou a adequação à norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), tendo em vista que os diversos modelos de plugues e tomadas utilizados anteriormente "colocavam em risco a segurança do usuário".

Veja a nota completa do Inmetro:

Embora o Inmetro não tenha sido o regulamentador do padrão de tomadas e plugues, que inclui o de três pinos, decorrente da NBR 14.136 (novembro de 2002) da ABNT e baseada na IEC 60.906-1 (1986), coube à instituição, devido à determinação do Conmetro, adotar o uso compulsório da norma, acompanhar sua implantação e consequente fiscalização.

O Conmetro regulamentou o tema por meio da Resolução Conmetro nº 11, de 20 dezembro de 2006 e decidiu estabelecer a certificação compulsória de plugues e tomadas, confirmando a adoção da NBR 14.136 da ABNT. Portanto, o Inmetro não possui competência legal para revogar o uso compulsório do plugue de três pinos.

Importante destacar que o terceiro pino de alguns plugues é uma característica técnica da construção e da segurança elétrica de alguns equipamentos, pois prevê o aterramento que protege o usuário de eventuais choques elétricos. É a segurança elétrica do equipamento que leva o fabricante a adotar um plugue de três pinos. É por isso que as tomadas devem ter o terceiro furo para se adaptarem aos pinos.

O Inmetro, consultado sobre a flexibilização do padrão para plugues e tomadas, ratificou a segurança técnica do padrão brasileiro e ressaltou que não há um padrão único de plugues e tomadas no mundo. Mesmo países muito próximos e que unificaram sua moeda, como os da Comunidade Europeia, não unificaram seus padrões de plugues e tomadas, de tal forma que países como Itália, Alemanha, França, entre outros, possuem padrões diferentes entre si. Suíça e África do Sul adotam padrão igual ao brasileiro. Hoje existe no mundo cerca de uma centena de configurações de padrões diferentes sendo adotados.

Em especial no que diz respeito a eletroeletrônicos, ainda não há nenhuma resolução pronta, mas discussão e análise de impactos sobre uma possível flexibilização quanto à coexistência do padrão brasileiro no mercado nacional com a comercialização de outros padrões adotados por países de maior volume de negócios com o Brasil.

Nesse sentido, no momento, existe um debate salutar, envolvendo outras secretarias de governo, sobre a hipótese de flexibilização do padrão brasileiro, envolvendo questões como: análise técnica; impacto sobre o setor industrial e comercial; impacto na percepção do consumidor quanto ao custo/benefício em relação aos equipamentos que possui; impacto em relação a órgãos reguladores envolvidos, e assim por diante.

80 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 80 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • A

    ANTONIO

    ± 285 dias

    No meu ponto de vista acredito que ia tres pinoa una vez ja instituido deve continuar. Estrsnhei quando foj implantado mas e melhoe wue continue assim. Quzngo ao bolsobaro, nestd sim, falta um pino. ( quem dabe vários.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      Mauricio Coelho Duarte

      ± 285 dias

      O Brasil já esta atualizado a este formato. Está bom assim.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • L

        Leitor Da Gazeta

        ± 286 dias

        a justificativa para a mudança para esse padrão seria a segurança... só que nunca divulgaram números concretos de quantos acidentes ocorriam com a falta do "padrão". E agora que todo mundo está usando adaptadores que são muito mais perigosos, seria importante termos números de acidentes causados pelos adaptadores que ficam mais expostos e mais vulneráveis.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • D

          Decio mango

          ± 286 dias

          Alguém do PT ou filhos de LUlla devem ter ficados ricos com esta idiotice

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            Marcelo

            ± 286 dias

            Presidente Bosonaro esse assunto não vai tirar o Brasil da crise, portante esqueça. Deve se preocupar com coisas mais importantes ...

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • V

              Vanderli Camorim

              ± 286 dias

              Como o governo se mete em tudo logo um assunto técnico se torna logo assunto politico e todo mundo começa a dar opinião como se fosse especialista no assunto.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • V

                Vera Lucia Broetto

                ± 286 dias

                Tanta coisa mais importante para se preocuparem.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • M

                  Marcelo

                  ± 286 dias

                  O pior de tudo é ver que se o leitor contraria a idéia do governo, mesmo que ele seja de direita e ainda explica os motivos desse padrão, o cara leva descurtida.. então o negócio é não discutir... cada um faz do jeito que quiser e pronto...

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • M

                    Marcelo

                    ± 286 dias

                    Leio uns comentários aqui e dá vontade de chorar.. qualquer coisa ridícula que entra no radar desse governo, cada esmola, e o povo aplaude... gente por favor, eu não consigo entender o motivo dessa discussão? Tanta coisa pra se preocupar e o povo aí discutindo ditadura, fim de horário de verão, 3 pinos na tomada, etc e etc.. o brasileiro de uma maneira geral é medíocre.. e o pior: se acha o entendido

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • A

                      AYRTON F DO AMARAL FILHO

                      ± 287 dias

                      Ótima notícia! Mais um movimento rumo a competitividade. Tem que acabar com essa tomada ridícula, feita só para criar reserva de mercado. Será que os Estados Unidos e o Japão estão errados? Para que um terceiro pino se 99,9% das casas não tem fase neutra? Os esquerdopatas não tinham o que fazer além de inventar placa de carro e tomada sem sentido enquanto roubavam e destruíam o Brasil. E agora reclamam de quem quer consertar o absurdo? Tenham dó!!!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      4 Respostas
                      • V

                        Vinicius

                        ± 286 dias

                        Não podemos ser inocentes. No Brasil há lobby para tudo, de para reserva de mercado até para importadores de eletrônicos interessados. Só o Brasil e África do Sul utilizam estes modelo atual.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • A

                        ANA

                        ± 286 dias

                        ANA : *por mais utópico que seja. Alias o Brasil deveria padronizar a tensão em todos os estados em 220 volts. Que venha essa norma

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • A

                        ANA

                        ± 286 dias

                        Competitividade? Por mais utopico tente imaginar toda america do sul com esse nossa tomada e com tensao de 220volts. SEria muito mais facil para qualquer fabricante de produtos eletricos. SEja ele nacional ou pra alguem que queira importar um produto. o Capitalismo agradeceria

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • M

                        Marcelo

                        ± 286 dias

                        Teremos "dó" desse teu comentário... quem disse que as casas não tem neutro??? O pino em questão é para aterramento e quem faz uma construção decente e não quer economizar com uma coisa mínima coloca sim aterramento...

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • _

                      __Cloroquina!__

                      ± 287 dias

                      Vamos voltar a discutir o assunto da tomada, como se isto trouxesse alguma vantagem para o cidadão comum como eu. O brasileiro tem preguiça em se adaptar às mudanças, mesmo que isto traga vantagem prática. Tem sido assim com a cadeirinha de bebê, carteira de motorista, multas e tantas outras cossitas mas. Perde-se tempo discutindo assunto que não traz benefício para o cidadão. A tomada funciona bem, mas tem a marca do PT na cabeça fraca dos súditos do governo, que não tem idéia nova.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • M

                        Marcelo

                        ± 286 dias

                        Perfeito...

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • W

                      WILSON

                      ± 287 dias

                      Uma coisa que a justiça deveria investigar com cuidado seria o estado de enriquecimento dos principais responsáveis pela obrigatoriedade deste sistema de tomadas "jaboticaba". MUITO DINHEIRO ROLOU NESSE PROCESSO , PARA AS EMPRESAS FABRICANTES ,CERTAMENTE ! E PARA AS AUTORIDADES IMPLANTADORAS ,SERIA BOM IR AO PASSADO E VER QUEM ENRIQUECEU DE REPENTE ... ATÉ HOJE NÃO TOMEI CONHECIMENTO DE ALGUMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O ASSUNTO...DEVE DAR UM MINI LAVA-JATO...

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • F

                        Fernando Ventura Pires Junior

                        ± 287 dias

                        Depois das tomadas de 3 pinos tem que se debater sobre a obrigatoriedade de lâmpadas fluorescentes e dos canudos de plástico.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • A

                          Astro

                          ± 287 dias

                          Projeto "imprescindível" na cabeça do presidento..

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • A

                            AMAURI

                            ± 287 dias

                            Bozo sabe realmente das coisas, isso vai mudar muito a vida dos brasileiros. Provavelmente diminuirá a fome no país.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            4 Respostas
                            • _

                              __Cloroquina!__

                              ± 287 dias

                              Ele inventa temas, traz polêmicas e o povo corre atrás, para emitir opinião e tentar convencer os demais. Pura perda de tempo! Ele que traga soluções novas para temas velhos. Este povo é cabeça fraca, fica dando trela para corrupto de plantão. Ele que trate de cuidar do saneamento básico, estradas, de tudo que é público e está no caco. Eu já me enxerguei bem no espelho, porque minha cota de trou-xa acabou.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • F

                              Fernando Ventura Pires Junior

                              ± 287 dias

                              AMAURI: Acho que o fato de chamar um presidente da república te coloca como petista, psolista ou comunista, já que foram as três torcidas, digo partidos, que cunharam o termo.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • A

                              AMAURI

                              ± 287 dias

                              Guajuvira: O fato de não concordar com as "ideias" do seu ídolo Bozo, não significa necessariamente que as pessoas sejam petistas, lmbecil. Se não consegue entender isso, melhor fechar essa matraca.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • G

                              Guajuvira

                              ± 287 dias

                              Nossa Petista, parabéns pelo seu comentário! clap clap!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • G

                            Giordano Bruno

                            ± 287 dias

                            Alguns detalhes técnicos precisam ser esclarecidos nessa matéria. 1) Não são todos aparelhos que precisam ter plugues de 3 pinos. Apenas alguns cujo risco de choque é maior. 2) Todos os países possuem tomadas e plugues de 3 pinos. O que muda são os formatos. 3) O erro foi o Brasil ter criado um formato diferente, quando poderia ter adotado um padrão como o europeu já em uso em dezenas de países. 4)O padrão suíço não é igual ao brasileiro. Plugues com 2 pinos brasileiros e suíços são intercambiáveis e idênticos. Porém equipamentos com o terceiro pino da Suíça não funcionam no Brasil e vice-versa, pois a distância do 3o. pino é diferente.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            3 Respostas
                            • _

                              __Cloroquina!__

                              ± 287 dias

                              Vamos copiar o modelo do americano! Se lá funciona bem, aqui não seria diferente. Copiemos também as casas refrigeradas o ano todo, calçadas planas, estradas planas, jardinagem exuberante, etc etc etc. Perdemos tempo discutindo tititi enquanto o esgoto no Brasil corre a céu aberto e as calçadas representam bem o Estado Brasileiro. Falta a este povo se mancar, se enxergar. Nem Lula, analfabeto e alcoólatra, em 8 anos falou tanta besteira quanto Bolsonaro em 6 meses. Situem-se.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • A

                              ANA

                              ± 287 dias

                              só acho que o BRasil acertou ao adotar o padrão IEC. NA europa existe o europlug quando nao ha aterramento. MAs de modo geral na europa existem varios padroes

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • A

                              ANA

                              ± 287 dias

                              ótimo. Disse o que eu queria dizer, mas vc o fez com muita propriedade. O exemplo da Suiça é bem pertinente porque o Brasil seguiu o padrão IEC mas a Suiça o modificou nao sei porque. O pino do aterramento é mais afastado dos demais pinos do que o padrão IEC

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • L

                            LUIZ CARLOS LUGUES

                            ± 287 dias

                            Vejam bem, apenas Suíça e África do Sul adotam o padrão três pinos. Está provado, é uma excrescência.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • M

                              Marcelo Costa

                              ± 287 dias

                              Essa tomada é uma excrescência e tecnicamente é inferior às antigas. É difícil de prender os fios na parte interna e os polos ficam muito próximos, com risco de curto-circuito. Absurdo como esse deve ter sido idealizado para alguém ganhar muito dinheiro. Coisa do PT!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              2 Respostas
                              • M

                                Marcelo

                                ± 286 dias

                                João Paulo da Silva Pereira e Marcelo Costa: na boa piazada, isso que vcs estão falando é sem cabimento... por favor, se não sabem fazer contratem um marido de aluguel... fico pensando a decepção das patroas de vcs se lerem um comentário desses..

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • J

                                João Paulo da Silva Pereira

                                ± 287 dias

                                Falou e dizeu, como diz o outro. Essa droga de plugue de três pinos é muito mal feito. A introdução dos fios é difícil e mais difícil ainda é conseguir fixar os mesmos nos buracos. Tem de ser quase um expert para fazer isso.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • D

                              Despertar Global

                              ± 287 dias

                              cada país adota um tipo, não ha um padrao mundial em tomadas. A de 3 pinos é mais segura! Se mudar de novo terei uma coleção de T´s que mudam a cada 5 anos...

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • G

                                Giordano Bruno

                                ± 287 dias

                                Correto. O erro não é o terceiro pino, mas sim não ter usado um dos padrões já existente, como o europeu ou o suíço que, diferente do qie diz a matéria, não é igual ao brasileiro.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • N

                              nico faria

                              ± 287 dias

                              Então, o três pinos são seguros em função do aterramento? Faça-me rir! No Brasil, é mais fácil encontrar PTista honesto do que casa com aterramento...

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              4 Respostas
                              • M

                                Marcelo

                                ± 286 dias

                                Nico Faria: leia, se informe, analise antes de vir fazer comentários toscos como esse..

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • J

                                João Paulo da Silva Pereira

                                ± 287 dias

                                Ahahahahah

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • G

                                Giordano Bruno

                                ± 287 dias

                                Correto. Novas construções obrigatoriamente têm aterramento. E deve ser lembrado que as tomadas têm 3 furos, mas só equipamentos com maior risco de choque têm o pino-terra.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • L

                                Luigi Tenco

                                ± 287 dias

                                Nico, os três pinos são mais seguros porque é impossível você encostar na parte de metal do plug quando ele está conectado à energia. E a ideia é que o aterramento seja popularizado com a tomada de três pinos.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • J

                              Jacinto Sorato

                              ± 287 dias

                              aqui as casas não tem aterramento, então, pra que tomadas de pinos?...libera e pronto

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              2 Respostas
                              • M

                                Marcelo

                                ± 286 dias

                                Jacinto Sorato: cara, se não tem aterramento corte o 3o pino da tomada e fique de boa... usa ele daí de cotonete, de piercing, até de comprimido se quiser..

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • L

                                Luigi Tenco

                                ± 287 dias

                                Jacinto, pra você não levar choque encostando na parte de metal do plug.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • W

                              wvl

                              ± 287 dias

                              que ridículo essa reportagem! larguem de encher o **** do PT, vão caçar mosquito bando de acéfalos!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • L

                                Luigi Tenco

                                ± 287 dias

                                NÃO LARGUEM DE ENCHER O SAKO DO PT!!!!!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • E

                              Elias Quadros

                              ± 287 dias

                              tomada do PT! que discurso mais idhiota! As tomadas atuais são muito seguras. Depois da ascensão dos asnos, vêem ideologia até nisto.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              4 Respostas
                              • L

                                Luigi Tenco

                                ± 287 dias

                                Elias, você é que está falando de ideologia, você e a jornalista.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • C

                                Carlos Andrade

                                ± 287 dias

                                Eles não viam ideologia, mas sim PROPINAS.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • E

                                Elias Quadros

                                ± 287 dias

                                Luigi Tenco: os que perderam a eleição não são tão bhurros a ponto de ver ideologia em tomadas.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • L

                                Luigi Tenco

                                ± 287 dias

                                Elias, os asnos perderam a eleição, e ficam zurrando pelos blogs tentando forjar protagonismo.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • D

                              David de Carvalho

                              ± 287 dias

                              Essa porcaria de padrão não tem nada a ver com o PT. Tem a ver com um privilégio para uma grande fabricante francesa que já tinha planta pronta pra esse padrão. A suposta segurança desse padrão afunda com o fato de que pouquíssimas construções no Brasil tem aterramento, além do fato de terem proliferado as gambiarras com adaptadores baratos e de baixa qualidade.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • M

                                Marcelo Costa

                                ± 285 dias

                                Tem a ver com o PT sim. Veja se essa empresa francesa não fez doações eleitorais...

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • M

                              Mauricio C P

                              ± 287 dias

                              Sou de direita e este governo tem todo o meu apoio e torcida. Mas a nossa tomada de 3 pinos é uma das mais seguras do mundo. Muito mais segura que o padrão anterior. Não tem nada a ver com PT. É claro que cada um deverá investir para padronizar as tomadas de sua residência e os plugs dos aparelhos antigos. Na fase de transição é isso que vai ocorrer naturalmente. Quanto a isso não há outra solução. Flexibilizar e permitir vários padrões é um absurdo. Vai gerar mais confusão ainda.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • L

                                LEONARDO BARBASKI

                                ± 287 dias

                                Comprem o adaptador e parem de encher o ****.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                2 Respostas
                                • C

                                  Carlos Andrade

                                  ± 287 dias

                                  sem contar que com tomadas cheias de T e adaptadores a segurança vai para o espaço

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • N

                                  Neto

                                  ± 287 dias

                                  Plug em que se entra com 2 pinos e saem 3 pinos é proibido.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • R

                                Rodolfo

                                ± 287 dias

                                Acabe logo com essa porcaria

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • B

                                  Bruno Brant

                                  ± 287 dias

                                  Só desenhando, para quem não leu a matéria: a ideia não é MUDAR o padrão, e sim FLEXIBILIZAR. Ou seja, permitir a comercialização de outros padrões, que no momento está proibida. E, sim, o padrão jabuticaba é uma excrescência sim. Mexeram em algo que funcionava plenamente, e com isso tivemos que trocar as tomadas de casa, comprar adaptadores, alterar pinos de aparelhos, etc. Alguém, com certeza, saiu com os bolsos cheios com essa história.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  5 Respostas
                                  • C

                                    Carlos Andrade

                                    ± 287 dias

                                    Luigi Tenco: acontece que os consumidores de baixa renda que não podem refazer toda a instalação elétrica de suas residências acabam ligando adaptadores nos Ts ficando uma gambiarra sem fim, o que acaba por ter efeito contrário e diminuir a segurança

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • M

                                    Mauricio C P

                                    ± 287 dias

                                    Perfeito Ana.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • L

                                    Luigi Tenco

                                    ± 287 dias

                                    E não sou petistas, ao contrário.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • L

                                    Luigi Tenco

                                    ± 287 dias

                                    Bruno, flexibilizar, talvez. Agora, desprezar a eficácia dos itens de segurança impostos pelo padrão brasileiro... não né. Quantas pessoas já morreram por choque em tomada? Eu e meu irmão levamos choque sério com tomadas do padrão antigo.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • A

                                    ANA

                                    ± 287 dias

                                    Isso é parte do problema, se nao tivermos um padrão unico, que obriga um unico tipo de tomada, não teremos padrão nenhum. Teremos uma profusão de tomadas como havia antes. Essa flexibilização não nenhum beneficio. Mudar agora só vai bagunças as coisas

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • L

                                  Leitor Da Gazeta

                                  ± 287 dias

                                  já tínhamos uma quantidade enorme instalada de tomadas com padrão americano de 3 pinos, que aceitava plugues de dois pinos chatos e um redondo ou três pinos redondos. Todos fabricantes nacionais cujos produtos precisavam aterramento usavam esse plugue (máquinas de lavar, microondas, etc). Teria sido muito mais produtivo estabelecer esse pino como padrão definitivo. Mas resolveram "reinventar a roda" e o resultado é que agora 99% das casas usam adaptadores ********** que são muito mais perigosos do que as tomadas "antigas" sem aterramento. Quem ficou rico foram os fabricantes de adaptadores, e quem sai perdendo é o consumidor que ficou mais vulnerável a problemas!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  5 Respostas
                                  • L

                                    Leitor Da Gazeta

                                    ± 286 dias

                                    Carlos Andrade: haha talvez seja isso mesmo, os 5% da população que jogou fora ou adaptou o plugue de todos aparelhos antigos, trocou todas as tomadas da parede e só possui aparelhos elétricos dentro do padrão "jabuticaba". Seria interessante ter uma pesquisa séria a respeito disso para termos números oficiais, mas meu "olhômetro" me diz que todo lugar que vou tem adaptadores

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • A

                                    Adriano

                                    ± 287 dias

                                    E ainda tem situação que precisa usar adaptador para plugues de 3 pinos que são maiores do que os orifícios das tomadas.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • C

                                    Carlos Andrade

                                    ± 287 dias

                                    SANDIR LEONARDO PEREIRA DA COSTA: Lembrando que nas casas que possuem tomadas de 3 pinos, tbm se usam adaptadores, para os aparelhos que não tem esse padrão. Desconheço alguém que tenha levado todos seus eletros para substituir as tomadas.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • C

                                    Carlos Andrade

                                    ± 287 dias

                                    Exato, exagero do Leitor, deve ser apenas uns 95%.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • S

                                    SANDIR LEONARDO PEREIRA DA COSTA

                                    ± 287 dias

                                    Um pouco exagerado dizer que 99% das casas usam adaptadores, não? Quer dizer que de 2011 até hoje ninguém trocou as tomadas, ou nenhum novo imóvel foi construído?? que exagero.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  Marcoaurélio

                                  ± 287 dias

                                  Muita falta do que fazer! Pelo menos agora temos um padrão seguro de tomadas! Antes tínhamos nenhum! Agora que adaptamos as nossas casas a esse padrão, vem esse governo querer mudar as tomadas. Não foi eleito pra isso e parece que ele já se esqueceu!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • M

                                    MICHAEL GUSTAV ADOLF MULL

                                    ± 287 dias

                                    Viajei , a negócios , por boa parte deste mundo , mas nunca vi , em nenhum país , um pino desta forma. Os europeus e americanos possuem plugues com aterramento , mas não desta forma absurda.Gostaria de saber quem introduziu , a mando de quem , este padrão único e qual a indústria que mais se beneficiou com esta aberração. Vide Kit Primeiro Socorro , aquele extintor de incêndio de carro e outras bobagens que foram , meses após , abolidos , deixando alguns fabricantes milionários.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    1 Respostas
                                    • A

                                      ANA

                                      ± 287 dias

                                      Esse padrão foi criado pela IEC e foi adotado pelo Inmetro. Alias, a decisão foi tomada ainda no governo FHC. Não tem nada de bolivariano ou comunista na tomada. O Brasil acertou , por incrivel que pareça. https://www.iec.ch/worldplugs/map.htm# A proposta do IEC era criar um padrao para todo o mundo. Omelhor padrão que existe no mundo é o alemão,mas seria muito caro, então para ter uma meta tangivel o IEC criou esse padrão. Só para ter um exemplo a Suiça criou um padrão baseado no nosso mas é incopmativel com o padrão IEC. Todo brasileiro quer ir pro ceu, mas ninguem quer morrer

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • A

                                    Alex

                                    ± 287 dias

                                    Discordo da discussão técnica ser sufocada por discussão política. Chamar o padrão de tomada do PT é ignorante e desqualifica as vantagens obtidas. O padrão adotado não rouba a corrente do vizinho...

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • E

                                      Edgar Alves de Souza

                                      ± 287 dias

                                      Esse é nosso governo atual, realmente preocupado com assuntos "importantes" para o país. O padrão já está estabelecido, os produtos estão com a tomada correta, muitos já trocaram suas tomadas para as corretas, e vai querer mudar isso agora? Arruma coisa importante para fazer governo.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • L

                                        Luigi Tenco

                                        ± 287 dias

                                        Pode ser tomada do PT, do PSDB, do Psol... só sei que é um ótimo padrão. Só de evitar a possibilidade de choques, é uma grande coisa. Além disso, sugere a instalação de aterramento, o que é outra grande coisa. E mudar o padrão novamente, depois de grande parte das tomadas estarem no padrão novo, é irracional.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        4 Respostas
                                        • A

                                          ANA

                                          ± 287 dias

                                          Giordano Bruno: MAs o plug brasileiro veio antes do Suiço. O padrão brasileiro quis ser fiel ao padrao IEC. DEsculpe discordar mas acho que o Brasil acertou mais do que a Suiça. Por incrivel que pareça.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • G

                                          Giordano Bruno

                                          ± 287 dias

                                          Mauricio C P de Nobrega: É uma das mais seguras. O erro foi não ter usado o padrão suíço (que difere só pela distância do 3o. pino) ou o europeu cujo plugue de 2 pinos é idêntico e o plugue com 3 pinos é redondo e mais robusto. Mudar agora seria o caos, aumentariam as gambiarras e os acidentes.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • M

                                          Mauricio C P

                                          ± 287 dias

                                          Essa tomada de 3 pinos é uma das mais seguras do mundo, se não for a mais segura de todas. Qualquer mudança agora seria um retrocesso.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • A

                                          ANA

                                          ± 287 dias

                                          Ótimo comentário. Antes os construtores não fazia aterramento porque "ninguem fazia" e não tinha tomada com aterramento no mercado. Agora que tem tomada correta querem dar a desculpa que as casas nao tem aterramento. ESse padrão de tomada não é do PT, é do IEC. A conhecida revista uma fez uma materia criticando e até hoje as pessoas ficam repetindo a informação equivocada

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      Fim dos comentários.