Este episódio do Podcast 15 Minutos analisa a crítica da organização destinada ao monitoramento e combate à corrupção, Transparência Internacional, à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Ele determinou a oitiva do presidente da Unafisco, Kleber Cabral, após declarações em defesa de auditores fiscais investigados por suposto acesso indevido a dados de ministros da Corte.
A organização classificou a medida como um ato de "intimidação" e expressou preocupação com o que chamou de "autoritarismo que emana do STF" e um "declínio democrático brasileiro".
O programa analisa as medidas cautelares impostas aos servidores da Receita Federal e do Serpro e a reação interna no STF. Especialistas e críticos, como a ex-juíza Ludmila Lins Grilo, apontam que a reação imediata do ministro contra o presidente da Unafisco acaba por corroborar o ponto defendido pela entidade sobre o risco de fiscalizar autoridades no atual cenário brasileiro. O caso guarda semelhanças com a recente intimação do presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), também após notas críticas à atuação de autoridades, o que reforça as alegações de violação à liberdade de expressão.



