• Carregando...
Mauro Vieira - Ruben Ramirez - Paraguai - Brasil - Itaipu
Chanceler paraguaio vem ao Brasil discutir Tratado de Itaipu| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro de Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, recebeu na manhã desta quarta-feira (30), o seu homólogo paraguaio, o chanceler Rubén Ramírez Lezcano. Conforme apurou a Gazeta do Povo com membros do Palácio do Itamaraty, o Tratado de Itaipu é o principal tema da discussão entre os dois ministros.

Brasil e Paraguai têm discutido, desde o início do ano, uma adaptação do acordo que viabilizou a construção da hidrelétrica. O Anexo C da declaração, que trata dos valores e distribuição energética, é o que tem gerado longas discussões entre os dois países.

O assunto já havia sido tratado pelos presidentes de Brasil e Paraguai anteriormente. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Santiago Peña, presidente paraguaio eleito, se reuniram ao menos quatro vezes para tratar, entre diversos temas, as mudanças no tratado.

A expectativa é de que os países cheguem a um consenso sobre a utilização dos recursos que ficam no caixa da empresa binacional. O diretor-brasileiro de Itaipu, Enio Verri (PT), já disse em ocasiões anteriores que a negociação será demorada e depende de um "entendimento afinado" entre as duas partes.

Em coletiva de imprensa no Palácio do Itamaraty, em Brasília, Rubén Ramírez Lezcano disse que os chanceleres buscavam avançar nas dicussões que envolvem o Anexo C do tratado. Não detalharam, porém, em que ponto estavam as negociações.

Após reunião com Mauro Vieira, os dois seguiram para um almoço. O encontro ainda deve contar com a presença do ministro de Minas e Energia brasileiro, Alexandre Silveira.

A visita de Ramírez à Brasília, segundo o paraguaio, também será para tratar os termos do programa Minha Casa, Minha Vida. De acordo com o chancelar, o país tem interesse em fazer algo parecido no Paraguai.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]