i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Combate à pandemia

“Day after” da aprovação das vacinas tem misto de euforia e frustração com distribuição

  • Brasília
  • 18/01/2021 22:09
Ministro Eduardo Pazuello e governadores em cerimônia de entrega das vacinas no dia 18/01/2021
Ministro Eduardo Pazuello e governadores em cerimônia de entrega das vacinas no dia 18/01/2021| Foto: PAULO LOPES/ Ministério da Saúde

O dia seguinte após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial de vacinas no Brasil foi marcado por dificuldades logísticas na distribuição de imunizantes, aplicação simbólica da coronavac em moradores de diferentes estados, governadores se vendo obrigados a refazer planos e a briga política entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e seus adversários ganhando novos capítulos.

Ao longo desta segunda-feira (18), doses da vacina contra a Covid-19 foram despachadas para todos os estados do Brasil. Governadores se reuniram no começo do dia com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em Guarulhos (SP) para celebrar a remessa dos imunizantes e dar início ao processo de vacinação nos estados.

A euforia registrada na manhã, porém, deu lugar à ansiedade em muitos estados: o governo se complicou com a logística e doses prometidas para o início da tarde chegaram bem depois do esperado inicialmente. A expectativa da "primeira vacinação" em muitos locais teve que ser revista.

Ainda assim, a vacinação se iniciou em 11 estados: Tocantins, Piauí, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Maranhão, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.

Outros seis podem realizar suas primeiras imunizações ainda nesta segunda-feira. Bahia, Pernambuco, Mato Grosso, Espírito Santo e Rio Grande do Sul aguardam ou o recebimento do imunizante ou a logística interna necessária para a aplicação das doses.

O Distrito Federal e sete estados (Roraima, Amazonas, Acre, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte e Paraíba) anunciaram que começarão a imunização na terça-feira (19). Amapá, Pará e Rondônia não haviam definido a data inicial de sua imunização até a conclusão desta reportagem.

"A gente está travando uma luta, talvez a batalha mais importante para vencer essa guerra. É um vírus perigoso, que já levou milhares de vidas. E as pessoas precisam entender que precisam continuar atentas às outras recomendações", afirmou o secretário de Saúde do Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende.

Ele, que é médico, reforçou a necessidade da continuidade de medidas de prevenção, como uso de máscaras e o distanciamento social. Mato Grosso do Sul, como outros estados, lançou a vacinação com a imunização de pessoas que pertencem a grupos simbólicos: uma idosa, um indígena e dois profissionais de saúde.

Na política, guerra e paz

O secretário do Mato Grosso do Sul afirmou que o início da vacinação em grande parte do país deveria levar a uma redução na "politização" em torno do combate ao coronavírus. "Eu acho que a gente tem que superar esse momento de politização da doença e da vacina. A gente tem que construir uma unidade que pode resultar na diminuição deste quadro de pandemia", afirmou Resende, que é filiado ao PSDB.

Um colega de partido do secretário, porém, não endossou a abordagem do fim da politização. Na noite da segunda, o governador de São Paulo, João Doria, foi às redes sociais para dizer que o presidente Bolsonaro "volta a ameaçar a democracia do Brasil".

"Sua índole autoritária tem o repúdio dos brasileiros de bem, que condenam sua tentativa de violar nossa Constituição. Cala-te Bolsonaro", publicou Doria, que replicou a mesma mensagem também em inglês. O governador se referiu a uma fala de Bolsonaro dada durante a manhã, quando o presidente disse que a democracia, no Brasil, é garantida pelas Forças Armadas.

Doria se tornou o principal antagonista de Bolsonaro desde o início da pandemia e a situação se acentuou quando o governo de São Paulo indicou que poderia elaborar uma vacina para o enfrentamento da Covid-19. O presidente ironizou a ideia em diversas ocasiões, vinculando Doria à China e questionando a confiabilidade da substância. Nesta segunda-feira (18), porém, Bolsonaro disse que a vacina "é do Brasil".

O governador de São Paulo não esteve na cerimônia da manhã desta segunda. Ele foi representado por seu vice, Rodrigo Garcia (DEM). O evento contou, por outro lado, com governadores do PT, como Fátima Bezerra (RN) e Camilo Santana (CE).

Ainda no domingo, foi tornada pública a informação de que o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), havia questionado a decisão de Doria de fazer a primeira imunização do Brasil, por "desequilibrar" a relação entre os estados. A ação do tucano foi também questionada pelo ministro Eduardo Pazuello.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), porém, em entrevista à Rádio CBN, disse que não ficava "decepcionado" com Doria e que o tucano "capitaneou esse movimento (pela vacinação)". Zema é apoiador do governo de Jair Bolsonaro.

Butantan lança sinal amarelo sobre vacinas

A celebração em torno das primeiras imunizações no Brasil não impediu um freio que veio por parte do próprio Instituto Butantan. O diretor da instituição, Dimas Covas, afirmou nesta segunda-feira que a produção de vacinas pode ser desacelerada se matérias-primas não chegarem com a velocidade necessária.

O Butantan faz atualmente 1 milhão de doses da vacina por dia. Segundo Covas, o ritmo só será mantido se insumos que estão na China chegarem a tempo. "Mil litros (da matéria-prima) dão origem a um milhão de doses", disse, em entrevista coletiva.

Segundo ele, a evolução da importação depende da resolução de amarras burocráticas. "Temos um carregamento de matéria-prima pronto lá na China para ser despachado e estamos aguardando autorização do governo chinês para aí sim iniciar a segunda etapa de produção", afirmou. Por enquanto, o Butantan disponibilizou quase 6 milhões de doses, e já pediu autorização emergencial da Anvisa para liberação das vacinas que serão envasadas aqui.

Manaus continua nas preocupações

O dia da imunização em diferentes estados não retirou completamente o foco da crise sanitária em Manaus. A capital do Amazonas passa por uma sobrecarga em sua rede de saúde e viu a elevação no número de mortes por Covid-19 desde a semana passada. Um episódio que marcou o processo foi o fim dos estoques de oxigênio na cidade.

O ministro da Saúde reconheceu, na coletiva que concedeu nesta segunda, que tinha conhecimento de um possível término do oxigênio em Manaus desde o dia 8. "No dia 8 de janeiro, nós tivemos a compreensão, a partir de uma carta da White Martins, de que poderia haver falta de oxigênio se não houvesse ações para que a gente mitigasse este problema", afirmou.

Pacientes de Manaus foram transferidos a diferentes estados nos últimos dias. O governo federal foi obrigado pela juíza Jaiza Maria de Pinto Fraixe a informar seu plano para o abastecimento de oxigênio na rede de saúde local.

32 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 32 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • C

    carlos a da silva

    ± 16 horas

    PessoALL e tudo muito simples. Desde o início o foco é eleição à presidência a pandemia veio como oportunidade, como disse certa ateia de cinema america “a esquerda tem que dar graças a Deus pelo COVID”. Pq será que os que almejam de alguma forma a faixa verde e amarela fazem tanta questão de aparecer? De ser o primeiro, de fazer videozinhos mostrando indignação. Tudo para ser usado nos debates que virão para o cargo da presidência. Se pensarmos um pouco nós já até podemos prever qual será o discurso do Doria, Bolsonaro, Poste do PT, Etc. Foco principal derrotar Bolsonaro no primeiro turno e no segundo turno fazerem os acordoes. Sugiro sairmos da caixinha lacrada pela empresa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • J

      Joao Jose da Silva

      ± 21 horas

      Bom..as vacinas para as fotos ta OK !!! Mas e cade o restante das 200 milhoes de doses ??? Agola chines vai mandra blazilelo tomar na cuzinha ...continua falando mal de chines né .... O IFA a essencia da vacina Coronavac e Astra sao chinesas ..cade o Eduardinho pra falar mal dos chinas ???

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • F

        Fernando Fernandes

        ± 21 horas

        Passada a festa histórica da primeira vacinação em São Paulo, vem a ressaca e, com ela, a realidade de um Brasil onde o presidente da República nega a pandemia e combate a vacina, o ministro da Saúde oscila entre ignorância, prepotência e mentira e, nessas mãos, o futuro da imunização é incerto, não sabido e preocupante. Graças ao Doria que o Brasil pôde começar a vacinar. Se dependesse do Bozo e do Pançuello, não haveria vacina nenhuma e estaríamos todos chorando as mágoas e os mortos com cloroquina, que a própria Anvisa desautoriza. O paspalho malvado que ocupa a presidência, perdeu. Pelo seu histórico de ignorância e perversidade, vai tentar atrapalhar para se vingar. Aguardem.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        2 Respostas
        • C

          carlos a da silva

          ± 16 horas

          Amigo pessoas morrendo após tomar a vacina já tem acontecido mundo afora. Mas a imprensa não questiona a vacina, e sim a idade das pessoas que morreram. Sei lá muito estranho. Assim como é estranho não atestarem o estudo da UFRJ com Anita e outros realizados em vários países com remédios mais baratos, sei lá, muito estranho. Mas uma coisa eu sei, as indústrias farmacológicas estão rindo atoa, chegou a hora de cobrarem o que querem pelas vacinas e ensumos, mas, não se responsabilizam por nada.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

        • F

          Fernando Fernandes

          ± 21 horas

          E escrevam o que o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta diz: cuidado com o uso que Bolsonaro pode fazer de eventuais acidentes de percurso. Se uma pessoa já contaminada for vacinada em período de incubação, corre o risco, sim, de pegar uma forma grave e até de morrer. Não custa muito para Bolsonaro forçar um nexo da morte com a vacina. O fato é que, depois de perder a foto, o timing e a glória pela vacina, ele vai contra-atacar. É só questão de tempo.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • Y

        Yuri

        ± 21 horas

        Isso tudo é uma palhaçada de políticos. Tem que jogar todos na lata de lixo!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • C

          Carlos Alberto Kunz

          ± 22 horas

          Euforia e frustração tem um nome: A foto. Quem apareceu na foto, toda euforia. Quem não apreceu, mostrou seu lado maricas, muita frustração. O combate a pandemia para esses politicos é vista sob a ótica da eleição 2022. Por isso, para gorerno federal e governadores, com raras excessoes, importa a foto. A crise revela o caráter.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • C

            CSG

            ± 22 horas

            Ou seja , enquanto esta com o Dória estava tudo certo, passou para o Bolsonaro , enroscou.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • M

              Mirtão

              ± 21 horas

              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • A

            alexsandro lima

            ± 23 horas

            Quem gosta de criticar o governo federal e tentar "colar" narrativas contrárias ao governo, não se cansa. Todo dia vem uma e basta um pouco de tempo para ver que não passa de discurso político de quem não aceita o resultado democrático das eleições. O Ministério da Saúde havia previsto que segunda-feira as vacinas seriam enviadas aos Estados. Na terça os Estados distribuiriam aos Municípios. e por fim quarta-feira iniciaria a vacinação. Mas por conta das pressões dos governadores que não queriam ficar atrás do Doria, pediram para iniciar antes, por sua conta. É claro, óbvio, cristalino que em um país continental, o que estava previsto fazia mais sentido e seria mais viável.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • B

              Bruno Santos Teles

              ± 24 horas

              tem vacina, mas tá em falta...

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • J

                JP

                ± 24 horas

                O homem não acerta uma! Nem para dizer que é o pior ministro da saúde da história não dá. É abaixo de crítica.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • J

                  José Jr

                  19/01/2021 11:18:31

                  Agilidade, sim, pressa não! Essa euforia, pode nos custar caro! Prudência e cautela! Ninguém esqueça quais secretários de saúde foram alvos da PF.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • C

                    Cidadão Brasileiro

                    19/01/2021 11:02:56

                    O ministro “gênio da logística” ficou devendo de novo. E ontem passou o dia mentindo DE NOVO, está falando agora em “atendimento precoce”, que é pra tentar escapar da responsabilização, que virá a cavalo, por ter mandado cloroquina para o AM quando faltava oxigênio, só para empulhar o discurso ideológico do mito. Ontem até o polêmico pesquisador francês Didier Raoult publicou carta reconhecendo a sua ineficácia contra a covid19. E Bolsonaro continua tripudiando de vacina, do isolamento, da máscara. O QUE É QUE ESTÃO ESPERANDO PARA EXPULSAR DO PLANALTO ESSES MALUCOS NEGACIONISTAS POLITIQUEIROS TEMERÁRIOS PARA A SAÚDE PÚBLICA E O PAÍS?? #impeachmentjá

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    4 Respostas
                    • F

                      Fernando Fernandes

                      ± 21 horas

                      Perfeita sua análise. Bozo genocida e seus asseclas estão ceifando vidas com sua incompetência. Urge escorracá-los o quanto antes do poder!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • M

                      Mirtão

                      ± 24 horas

                      Chola vermelhoide. Chola mais. BOLSONARO 2022!!!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • C

                      Cidadão Brasileiro

                      ± 24 horas

                      Vc está enganado ou mentindo. Ele revisou sua posição ontem.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • E

                      Eduardo Prestes

                      ± 24 horas

                      Didier Raoult nunca renegou o tratamento com hidroxicloroquina. Continua defendendo e aplicando normalmente, com os ajustes que a experiência ensina. Ele desmentiu essas falsas afirmações em comunicado da clínica.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • E

                    ED-84

                    19/01/2021 10:42:31

                    Nunca ficou tão explícita a verdadeira cara dos políticos no BR.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • S

                      Stanislau Surek

                      19/01/2021 9:51:50

                      Vai vendo aí. Os primeiros a serem vacinados vão ser os políticos e seus familiares até quarto grau. Especialmente nas cidades do interior.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • J

                        José Valter Cipolla Aristides

                        19/01/2021 8:52:47

                        Que cena ridícula!!! Os governantes brasileiros se acham a cereja do bolo. Na verdade, eles se comportam como urubus na carniça. Com essa gente no poder, realmente nós somos uma republiqueta de bananas.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • E

                          Eduardo Prestes

                          19/01/2021 4:37:13

                          "29 idosos morrem após vacinação na Noruega, Efeitos colaterais da vacina foram causa comprovada de 13 óbitos, de acordo com agência norueguesa. Governo e laboratório Pfizer ainda investigam outras 16 mortes". É fácil achar a notícia em inglês, mas precisa ser no Duckduckgo, o Google está censurando. Vacina feita às pressas dá nisso, um risco maior e sério, em especial para idosos e doentes crônicos.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          10 Respostas
                          • M

                            Mirtão

                            ± 24 horas

                            Pois é Eduardo. Agora só nos falta aguardarmos as consequências da vachina por aqui. Tomara que não cause efeitos indesejáveis e nem mortes diretas mas que não vai resolver pra nada isto não vai. Além de ser chinfrim não haverá doses suficientes, e o principal motivo para o fracasso de doriana, é que o vírus está mutando. Os loucos por ciência desconsideram esta verdade.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • M

                            Mirtão

                            ± 21 horas

                            Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • C

                            Cidadão Brasileiro

                            ± 24 horas

                            Eduardo: seu presidente-mito não recomenda a vacina chinesa ao seu pai, que, espero, conserve muita saúde e tenha vida longa. É essa irracionalidade politiqueira, que não se importa com consequências, que precisa cessar.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • E

                            Eduardo Prestes

                            ± 24 horas

                            Meu pai está com 90 anos, ele é quem mais precisa de vacina na minha família. Os demais são jovens e correm um risco desprezível de terem complicações com COVID. E lógico que estamos analisando a segurança das vacinas, a saúde dele é frágil e o risco pode não valer a pena. Até aqui, todas as vacinas não estão sendo recomendadas para idosos. As vacinas ajudam, o que não ajuda é histeria.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • K

                            KF

                            19/01/2021 11:09:07

                            Infelizmente não é fake news. E se a noticia vem da Noruega é porque é serio .

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • R

                            RPM

                            19/01/2021 10:00:00

                            Só o tempo vai mostrar se é fake news.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • J

                            José Valter Cipolla Aristides

                            19/01/2021 8:46:36

                            Eduardo, é a vacina alemã -americana da Pfizer-biontech. Idosos acima dos 75 anos.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • J

                            José Valter Cipolla Aristides

                            19/01/2021 8:46:56

                            Esse comentário foi removido pelo usuário

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • C

                            CRAMOS

                            19/01/2021 5:30:22

                            Mais de 200 mil pessoas já morreram no Brasil por efeitos diretos da doenças e milhões vão ficar com sequelas pelo resto a vida e só no Brasil... e você falando de 20 e poucos por possiveis causa de problema COM A VACINA PFIZER... . A vacina aqui é com virus inativado, muito diferente da Pfizer...

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • F

                            Fernando Fernandes

                            19/01/2021 5:21:44

                            Bolsominions não se conformam com o início da vacinação no Brasil graças ao adversário político do genocida e insistem em fake news. Vacina mata, mas a cloroquina cura Covid, né gado fanático? E aí, vai passar essa vergonha no débito ou no crédito?

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        Fim dos comentários.