• Carregando...
Lote da vacina coronavac
Lote da vacina coronavac| Foto: SMCS

O Instituto Butantan paralisou nesta sexta-feira (14) a produção da coronavac por falta do insumo farmacêutico ativo (IFA), produto que é importado da China. Já a Fiocruz, que produz a vacina de Oxford/AstraZeneca no Brasil, também anunciou que, na próxima semana, vai paralisar a produção da vacina contra a Covid-19 por alguns dias até que um novo lote do IFA chegue ao país.

A situação mais grave é a do Butantan. Nesta sexta-feira (14), o instituto entregou o último lote do primeiro contrato de 46 milhões de doses da coronavac. Mas não há previsão para a chegada do IFA – ao contrário da Fiocruz, que tem mais duas remessas previstas para maio.

No caso da coronavac, a previsão inicial do Butantan era entregar 12 milhões de doses em maio. Agora, o instituto diz que só conseguirá entregar 5 milhões. O governo de São Paulo, ao qual o Butantan é vinculado, afirma que o problema na importação do IFA da China ocorre por causa dos atritos diplomáticos causados pelo presidente Jair Bolsonaro com o país asiático. O governo federal nega que essa seja a causa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]