i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
“Você deve pressupor que seus dados foram vazados”, diz especialista. O que fazer?
Podcast 15 Minutos

“Você deve pressupor que seus dados foram vazados”, diz especialista. O que fazer?

    • PorGazeta do Povo
  • 15/02/2021 15:30

#Maior vazamento de dados da história preocupa milhões de brasileiros; este episódio do podcast 15 Minutos discute o que pode ser feito para evitar riscos ainda maiores e analisa como o poder público e as empresas precisam reagir

Com diferença de poucos dias, duas notícias sobre vazamento de dados na internet trouxeram dúvidas e preocupação aos brasileiros. E não é para menos.

Em janeiro, a empresa de cibersegurança PSafe revelou um vazamento de dados gigantesco no Brasil: são listados mais de 223 milhões de CPFs, incluindo dados de pessoas que já morreram. Junto deles também estão informações detalhadas de cidadãos brasileiros, incluindo foto e Imposto de Renda. Tudo está à venda em fóruns na internet.

Novo vazamento de dados aconteceu em fevereiro

Já em fevereiro, um novo vazamento de dados na internet pode ter exposto mais de 100 milhões de contas de celular segundo o dfndr lab, da empresa de cibersegurança PSafe. Entre as informações vazadas estão até o número de celular do presidente Jair Bolsonaro e da apresentadora Fátima Bernardes.

São várias perguntas as que surgem a partir dessas notícias. Quem vazou? Como vazou? O que eu faço se eu tive dados vazados? Como me proteger?

Para responder essas perguntas a convidada deste episódio do podcast 15 Minutos é Mariana Rielli, coordenadora geral de projetos da Associação Data Privacy Brasil de Pesquisa, uma instituição de pesquisa sobre privacidade e proteção de dados.

***

Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro, Jenifer Ribeiro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.