• Carregando...

- Episódio do podcast 15 Minutos fala sobre a crise provocada por Nicolás Maduro entre Venezuela e Guiana e a posição de Lula sobre o tema

*) A situação entre Venezuela e a Guiana preocupa a América do Sul. Será que o continente estaria vivendo a possibilidade de um conflito armado?

Quanto a isso, especialistas ainda divergem sobre as chances de o ditador Nicolás Maduro iniciar uma ofensiva militar contra o país vizinho. No entanto, alguns passos a mais na escalada da crise foram dados com o referendo do último domingo.

Convocada pela ditadura bolivariana, a população venezuelana aprovou que o país tome medidas para anexar mais de 160 mil quilômetros quadrados de território da vizinha Guiana, a oeste do rio Essequibo. Esta área corresponde a cerca de 70% do território guianense, sobre os quais Caracas reivindica soberania desde o século 19.

Como pano de fundo, a descoberta de petróleo na região.

Posição do Brasil e de Lula sobre a situação entre Venezuela e Guiana

Em meio a todo esse cenário, entra a posição do Brasil. O país enviou alguns poucos militares para a região da fronteira. Ao mesmo tempo, é fato que, desde que assumiu o terceiro mandato, Lula (PT) fez vários discursos e tomou algumas medidas que afagaram o ditador Nicolas Maduro.

Neste episódio do podcast 15 Minutos nós falamos sobre esses assuntos. A convidada é a Carinne Souza, da equipe de República aqui da Gazeta do Povo, que assina reportagem sobre o tema.

***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.

***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]