• Carregando...
O presidente Lula (PT) durante posse de Mauro Vieira como Ministro de Estado das Relações Exteriores
O presidente Lula (PT) durante posse de Mauro Vieira como Ministro de Estado das Relações Exteriores| Foto: Ricardo Stuckert/PR

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, defendeu a nota emitida pelo Itamaraty sobre o ataque do Irã a Israel e disse que “o Brasil condena sempre qualquer ato de violência e conclama sempre ao entendimento entre as partes”.

No último sábado (13), o Irã lançou mais de 300 drones mísseis contra Israel, além disso um navio de contêineres ligado a um empresário israelense foi capturado pela Guarda Revolucionária iraniana.

Ainda no sábado à noite, o Itamaraty divulgou uma nota sobre o caso, mas não condenou formalmente os ataques iranianos.

Desde então, o governo Lula tem sido criticado pelo tom da nota, a exemplo do que ocorreu no ano passado, quando o governo resistiu em classificar o grupo Hamas como terrorista após os ataques de outubro, quando civis israelenses desarmados, entre eles idosos, mulheres e crianças, foram assassinados pelo Hamas.

“A nota é essa, a nota foi feita. Foi feita à noite. Ela foi feita à noite quando todo o movimento começou e nós manifestamos o temor que o assunto, o início da operação, pudesse contaminar outros países. À noite, a todo momento em que não tínhamos, claro, a extensão ou o alcance das medidas tomadas. E sempre fizemos o que fazemos, sendo um apelo para a contenção e medição das duas partes”, disse o ministro no início da tarde desta segunda-feira (15) em declaração conjunta com a chanceler da Argentina, Diana Mondino.

No domingo (14), o embaixador do Brasil no Irã, Eduardo Gradilone, minimizou o ataque a Israel e disse que vê “clima para o fim das tensões”. De acordo com Gradilone, Israel saiu fortalecido do ataque e os mísseis não atingiram os alvos nem causaram baixas entre os israelenses por conta do sistema de defesa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]