i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Bandeira de Bolsonaro

Os argumentos do STF para decidir que o voto impresso é inconstitucional

  • PorEstadão Conteúdo
  • 15/09/2020 20:11
Supremo concluiu que voto impresso violaria o sigilo e a segurança do voto.
Supremo concluiu que voto impresso violaria o sigilo e a liberdade de escolha do eleitor.| Foto: André Rodrigues/Arquivo Gazeta do Povo

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que é inconstitucional a adoção do voto impresso, ao concluir que a medida viola o sigilo e a liberdade do voto. O julgamento foi encerrado às 23h59 da última segunda-feira (14) no plenário virtual do STF, uma plataforma online que permite que os ministros analisem casos sem se reunirem pessoalmente ou por videoconferência.

O voto impresso era uma das exigências previstas na minirreforma eleitoral, sancionada com vetos, em 2015, pela presidente cassada Dilma Rousseff (PT). Em novembro daquele ano, o Congresso derrubou o veto de Dilma ao voto impresso — ao todo, 368 deputados e 56 senadores votaram a favor da impressão, proposta apresentada pelo então deputado federal Jair Bolsonaro.

"A impressão é um processo mecânico, mas controlado por dispositivos eletrônicos. Há riscos teóricos de manipulação da impressão — por exemplo, o cancelamento de votos confirmados ou a impressão de votos inexistentes", apontou o relator da ação, ministro Gilmar Mendes.

"A impressão do voto não se presta à auditoria das eleições. O registro impresso pode ser fraudado. Qualquer introdução ou exclusão de papeleta do invólucro lacrado gera discrepância com o registro eletrônico, semeando insolúvel desconfiança sobre ambos os sistemas — eletrônico e impresso", escreveu Gilmar.

Gilmar ainda destacou que o custo estimado para aquisição do módulo impressor para todas as urnas seria de cerca R$ 2 bilhões. "Não é possível fazer uma mudança tão abrupta no processo eleitoral, colocando em risco a segurança das eleições e gastando recursos de forma irresponsável", concluiu Gilmar.

A ideia inicial era que o registro do voto em papel fosse feito por impressoras acopladas às urnas. Após digitar os números do candidato, o eleitor poderia conferir em um visor de acrílico o voto impresso, que cairia em uma urna lacrada. Não seria possível tocar ou levar para casa o papel.

Voto impresso já havia sido suspenso nas eleições anteriores

Em 2018, o plenário do STF já havia decidido suspender a implantação do voto impresso nas próximas eleições, atendendo a um pedido feito pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Agora, o tribunal revisitou o tema ao analisar o mérito de uma ação movida pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Acompanharam o relator os ministros Marco Aurélio Mello, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski. Rosa Weber seguiu os colegas com ressalvas. O presidente do STF, Luiz Fux, por sua vez, se declarou suspeito.

42 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 42 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • J

    JARBAS ROBERTO BATISTA FILHO

    ± 0 minutos

    Quem conhece o mínimo de programação sabe que é possível fazer o programa da urna registrar o voto no candidato B mesmo o eleitor votando no A, além disso a fraude pode ser programada para ocorrer somente na data e hora da eleição, por isso os testes sempre são aprovados pois no dia do teste tudo ocorre normal. Além disso é possível manipular a apuração, contando mais votos para o candidato que se deseja eleger, sem nenhuma opção de auditoria, visto que os eleitores não tem como saber se o seu voto foi mesmo registrado para o seu candidato. A impressão do voto seria a única maneira de auditar essa votação.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Allan Jose Alves

    16/09/2020 19:55:35

    Normalmente o esquerdopata não lê. A matéria deixa claro que ninguém leva comprovante para casa. "A ideia inicial era que o registro do voto em papel fosse feito por impressoras acopladas às urnas. Após digitar os números do candidato, o eleitor poderia conferir em um visor de acrílico o voto impresso, que cairia em uma urna lacrada. Não seria possível tocar ou levar para casa o papel." Mas para o esquerdopata isto é um detalhe. A verdade é que as Urnas são as melhores formas de fraudar uma eleição sem deixar vestígios. não tem como auditar depois, a fraude é online.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ALEX

    16/09/2020 15:31:54

    Decisão acertada. Já foi o tempo de voto de cabresto e aberto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo

    16/09/2020 14:25:05

    O Congresso aprova leis e o STF decide se vale ou não? Se é assim, fechem o congresso e mandem o executivo pra casa, pois não são necessários. O STF governa. Quanto a despesas, lagosta e vinhos e outras aquisições do STF também custam caro. O STF é o câncer do Brasil. É parte da quadrilha.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    A.C.T.

    16/09/2020 13:59:54

    Os 11 ministros "indicados" estão acatando ordens de seus patrões!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARCOS ANTONIO COELHO

    16/09/2020 13:40:16

    Concordo que o voto eletrônico é a melhor pedida, porém todos sabemos que sistemas eletrônicos podem ter fraudes, até a NASA, o Pentágono já foram atacados por hacker e vírus imagina essas urnas nesses quatro cantos de nosso país, acho que o voto impresso colocado em uma urna lacrada apenas para conferência caso tenha alguma suspeita seria bom, mas sem o eleitor ter acesso ao voto impresso para evitar o voto de cabresto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FB

    16/09/2020 13:23:22

    Voto em papel é uma aberração que apenas trazia lentidão e fraudes nos rincões e periferias do Brasil. Pior, o voto impresso com comprovante entregue ao eleitor pode ocasionar represálias aos eleitores vindo de traficantes e políticos bandidos aliados com milicias. O sistema eletrônico se provou até agora ultra confiável, infinitamente mais do que o sistema lento e ultrapassado, além de ultra inseguro, de papel que existia no Brasil se provou ser. Será que os patetas que defendem, muitas vezes com absoluta desonestidade, não percebem que está ocorrendo troca de candidatos e renovação normalmente? Será que não perceberam que Bolsonaro e 40% da câmara foi eleito normalmente?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Cancio Ribas

      16/09/2020 14:05:57

      Leia o projeto se não entendeu a matéria. O voto impresso não gera um comprovante ao leitor, apenas serve como fonte de auditoria caso seja necessário. Óbvio que ninguém saíra com um recibo de quem votou...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edgoski

    16/09/2020 13:11:36

    O STF está corretíssimo. Voto impresso poderia ser usado como moeda de troca pelos candidatos. Além disso, em áreas dominadas por milícias e pelo tráfico, as pessoas poderiam ser exigidas pelos traficantes a apresentarem o voto no candidato indicado por eles. Portanto, deixaria o povo ainda mais vulnerável. Ainda assim existiria a possibilidade de fraude, na qual constaria no impresso o candidato no qual o eleitor votou, mas o sistema poderia na verdade contar o voto para outro candidato. O voto impresso poderia ainda facilitar para que certas igrejas comandadas por pessoas mal intencionadas usem o impresso de pessoas vulneráveis em troca de benefícios divinos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WILMAR J G SANTOS

    16/09/2020 13:06:09

    Parabéns ao povo brasileiro por desenvolver um sistema de votação com uma tecnologia quem nem EUA, nem Japão, nem Alemanha conseguiram desenvolver.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      A.C.T.

      16/09/2020 13:57:41

      Não conseguiram desenvolver? Boa piada....., eles não confiaram isso sim, ou você acha que a Dilma foi eleita e reeleita sem falcatrua!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MASC

    16/09/2020 13:01:38

    Se o voto impresso é passível de fraude, então a urna eletrônica também é.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dilival Silva Martins

    16/09/2020 12:56:52

    Por favor, retirem do ar essas máquinas duvidosas de votação. Quem as utiliza ao redor do mundo?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    Klin

    16/09/2020 12:43:28

    Voto impresso é retrocesso. Eu quero é votar sem sair de casa! KD os entendidos em informática e automação de sistemas? Os Bancos já fizeram isto há muitos anos. Os nossos sistemas são obsoletos e querem voltar na era da pedra lascada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • F

      F.Neto

      16/09/2020 14:19:36

      No voto pela Internet, como garantir que vc não vendeu o voto? Ou votou coagido?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Marco Polo

      16/09/2020 14:06:20

      O amigo parece entender que a fraude só existe entre a máquina do cliente e o servidor que recebe os dados, tal qual como é previsto nos softwares dos Bancos. No caso dos votos, a manipulação poderá se dar em qualquer ponto do sistema, inclusive e com muito mais risco na manipulação dos dados recebidos pelo(s) servidor(es).

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Wiliam Righi

    16/09/2020 12:31:20

    Então a decisão de 368 deputados e 56 senadores foi anulada pelos 11 do STF. Não lembro de ter votado em nenhum deles? É ditadura do judiciário o nome disso não é?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • M

      Marco Polo

      16/09/2020 14:07:10

      WILMAR J G SANTOS: Infelizmente é verdade!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • W

      WILMAR J G SANTOS

      16/09/2020 12:57:30

      Cada um dos 11 supremos foi escolhido por um Presidente da República legitimamente eleito e chancelado pelo Senado Federal, infelizmente. Então, sim, nós "escolhemos" esse destino para a nação ao longo dos últimos 30 anos. Somente o Senado Federal pode fazer algo a respeito agora.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    joe araujo

    16/09/2020 12:27:05

    Este processo eletrônico é sabidamente, fraudavel. Enquanto não desaparelhar essa instituição, os togados vão continuar manipulando tudo para atender as demandas de seus patrões. Triste.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Maia

    16/09/2020 12:06:30

    Esta urna eletrônica não funciona direito a biometria e a transferência dos dados, ao final, por "pen drive", não inspira confiança.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Daniel Flavio de Lima

    16/09/2020 11:59:47

    Nunca acreditei em resultado de votação em urna eletrônica! Simples assim!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André de Souza Moreira

    16/09/2020 11:54:15

    Isso é uma vergonha!!! O povo deveria exigir que o voto seja em cédulas de papel, por escrito. Como era antes e como continua sendo em TODOS os países desenvolvidos ou sérios. Quer dizer então que o ÚNICO país que tem uma “tecnologia” avançada de urnas eletrônicas invioláveis e contra qualquer tipo de fraude é o BRASIL? Ora convenhamos... conversa pra boi dormir. O POVO PRECISA ACORDAR E IR PARA AS RUAS E EXIGIR A SAÍDA DESSA CORJA URGENTE!!!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Morgado

    16/09/2020 15:35:20

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nm

    16/09/2020 11:44:07

    O congresso aprova uma lei e o STF rasga!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo

    16/09/2020 11:43:14

    Argumentos vazios só para justificar essa desgraça de urna eletronica.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Ariel Lazari

    16/09/2020 11:25:55

    "Gasto desnecessário"... Não é competência do STF deliberar sobre o orçamento público, isso é função do legislativo. "As urnas eletrônicas são seguras"... Não é competência do STF entrar no mérito da questão, não há poder moderador no Brasil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco Polo

    16/09/2020 11:23:09

    É inacreditável o que a corja afirma; antes das máquinas, todas as eleições foram inconstitucionais! Não sei como pudemos formar tanta gente incapaz, má, amoral e inútil à sociedade! Não conseguem sequer concatenar, com um mínimo de coerência, alguma mentira que tentam impor ao povo que pensa, tem senso crítico e é íntegro. Que loucura!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rita de Cassia Souza Paz

    16/09/2020 11:15:27

    Comprar lagosta! Isso sim é gastar recursos de forma responsável!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edivaldo S

    16/09/2020 10:53:11

    Porque precisamos de presidente da república os de parlamentares? O STF resolve tudo.....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Mattoso

    16/09/2020 10:32:46

    Absurdo isso! Se é pra cortar custos, não seria então o caso de voltarmos à cédula de papel? Na Alemanha é assim até hoje...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • P

      Pzig

      16/09/2020 11:56:02

      Mas a Alemanha é um pobre pais atrasado...e incostistusciosnar!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Hélio

    16/09/2020 10:32:01

    Parabéns ao nosso Brasil, único país do mundo onde as eleições não são fraudulentas. Estamos na frente dos demais! Que bom !!!!!!!!!!!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nono

    16/09/2020 10:05:21

    Não precisa imprimir nada! Só mandar o comprovante no whatsapp o eleitor! Quem não tiver whatsapp volte para a caverna por favor!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      F.Neto

      16/09/2020 14:22:20

      Aí fica fácil vender o voto.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RPM

    16/09/2020 9:58:41

    O STF perdeu a vergonha na cara a muito tempo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • pradojoseeduardo@gmail.com

    16/09/2020 8:05:20

    Não se pode mais admitir que tenhamos uma chamada corte superior de justiça desse nível, os argumentos usados para justificar canalhices e malandragens são os mais esdrúxulos e estapafúrdios, esses indivíduos perderam o mínimo de bom senso, não se importam mais com o julgamento que a sociedade lhes sentencia. A pergunta que não cala: Por que os toleramos ainda?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • W

      WILMAR J G SANTOS

      16/09/2020 13:03:08

      O Senado Federal é o único que pode fazer alguma coisa. Eles chancelaram as escolhas dos Presidentes ao longo dos anos. Somente o Senado pode iniciar um processo de impeachment contra ministros do STF. O Presidente da República neste caso, só pode assistir mesmo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      joe araujo

      16/09/2020 12:33:07

      Lamentável que o presidente seja tão correto e submisso à constituição, pois ele deveria intervir nessa instituição aparelhada. E teria total apoio da população.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MSantos

    16/09/2020 1:58:24

    Sempre que vou votar pergunto ao mesario o que aquele fio que une o teclado onde ele digita o MEU numero de titulo faz conectado a URNA. Informa-la que EU estou votando em fulano ou ciclano, para que ela precisa disso ? E esses luminares vem com esse papo esdruxulo de sigilo. Quem audita os processos eletronicos (todos) do dispositivo ? O proprio TSE ? É um caso fantástico de auto auditagem. E vem com o papo que pode haver fraude na impressão, ah tá, só nela ? - Tenham paciencia srs, essa urna é um trambique que nenhum pais sério entrou, só nós.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cético

    16/09/2020 1:33:58

    Decisão de um mau-caratismo gritante, anacrônica. Por que impedir que o exercício do voto seja conhecido pelo eleitor? Você pode declarar o imposto de renda e acessar suas declarações no banco de dados da receita federal, mas não pode acessar os votos nos candidatos que escolheu. Uma lástima essa democracia de factóides.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luis_GonzagaBR

    16/09/2020 1:28:34

    Não é curioso? O processo de impressão, mecânico, "pode ser fraudado", segundo sua "sapiciência", o ministro lábios flácidos... Mas o processo eletrônico de captura, contabilização, transmissão e processamento centralizado e secreto, ah, esse não!!! Em que dimensão vive essa figura? Ou acredita que somos tão trouxas assim???

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.