
Ouça este conteúdo
O governador mineiro Romeu Zema (Novo-MG) saiu em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta quinta (27) chamando-o de “maior liderança da oposição ao PT”, durante o velório do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman.
A defesa ocorreu um dia depois do ex-presidente se tornar réu no Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, por supostamente liderar o plano de tentativa de golpe de Estado em 2022 junto de outros sete aliados.
“O maior líder da oposição ao governo do PT é Jair Bolsonaro. Espero que a Justiça seja feita e que ele recupere seus direitos políticos”, disse Zema em uma rede social.
Zema tem reforçado o apoio a Bolsonaro nos últimos tempos em um movimento para se manter em evidência de olho nas eleições de 2026. Ele já se colocou à disposição para disputar a presidência da República pela direita ou compor uma chapa com outro candidato – se fala que poderia ser vice de uma eventual candidatura de Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) caso a inelegibilidade do ex-presidente seja mantida.
Além de se aproximar de Bolsonaro, Romeu Zema também tem se colocado como forte antagonista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com quem tem batido de frente nos últimos meses. Ambos trocaram farpas em um evento há pouco mais de duas semanas em Minas Gerais, em que subiram juntos ao palco da solenidade em uma montadora.
“Alguém aqui se lembra quanto que cresceu a economia no governo passado? Alguém aqui tem conhecimento de alguma obra feita em Minas pelo governo passado? Se tiver, pode levantar, fique em pé, eu agradeço e dou parabéns. Mas não tem, nem aqui nem em nenhum Estado da federação”, disse Lula.
Já Zema respondeu afirmando que assumiu o governo de Minas com o “estado desmoronando” ao suceder Fernando Pimentel (PT), em que estaria quebrado, desacreditado e sem credibilidade, que não repassava o ICMS aos prefeitos e não pagava a folha de pagamento. A fala foi recebida com mal-estar pelo presidente e pela primeira-dama Janja da Silva, que pouco reagiram às afirmações.
Mais recentemente, ele postou um vídeo nas redes sociais em que ataca diretamente Lula sobre o atual cenário da economia brasileira.
“Apertem os cintos que o piloto sumiu. Economia do país completamente desgovernada. Já vimos esse filme em 2015, sabemos o fim e não queremos reprise”, disparou emendando que Lula está operando “no modo avião” enquanto a economia brasileira está “cada vez pior”.
VEJA TAMBÉM:








