i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Rodrigo Constantino

Foto de perfil de Rodrigo Constantino
Ver perfil

Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da patrulha da esquerda “politicamente correta”.

Agora, e só agora, o centrão virou problema?

  • PorPercival Puggina
  • 12/02/2021 11:03
Agora, e só agora, o centrão virou problema?
| Foto:

Por Percival Puggina

O Centrão, justificadamente, tem péssima imagem no país. Salvo um ou outro episódio que custo a lembrar, sua principal utilidade ocorreu durante o processo constituinte. E mais especificamente, no ano de 1988, quando um grupo numeroso de parlamentares liderados pelo PMDB se uniu para tentar abrandar um pouco as insanidades que o bloco de esquerda pretendia ver constitucionalizadas. Esse movimento deu causa ao racha do PMDB, que havia elegido mais da metade do plenário da Constituinte.

Como escrevi várias vezes referindo esse período, se fosse politicamente mais homogêneo, o partido de Ulysses Guimarães poderia ter redigido a Carta de 1988 numa sala de seu Diretório Nacional. Entre os senadores, apenas 14 não eram do PMDB. Na Câmara, 53% dos deputados eram a ele filiados. O partido, no entanto, rachou pelo lado esquerdo. Em fins de 1987, nove senadores e 39 deputados federais criaram o PSDB. Esse grupo já vinha trabalhando com o bloco de esquerda, sob liderança de Fernando Henrique e Lula.

E o Centrão? Mesmo na Constituinte, se de um lado diminuiu o estrago, como mencionei acima, de outro ajudou Sarney a derrubar o parlamentarismo que seria aprovado e o presenteou com um mandato especial de cinco anos, quando o previsto era quatro anos. Esse foi o tempo certo para o Centrão sentir o gosto do governo, dos cargos, dos bônus e nunca mais sair. Ficou com Sarney, seguiu duas vezes com Fernando Henrique, outras duas com Lula, outras duas com Dilma, depois com Temer e, agora, com Bolsonaro.

O mais curioso é que o Centrão, malgrado estar no poder há 32 anos, também sabe ser oposição. Mostrou isso nos primeiros 18 meses de Bolsonaro, paralisando, arquivando, derrubando, desfigurando todas as tentativas do presidente de dirigir o carro do Executivo com geometria e balanceamento adequados às expectativas vitoriosas na eleição de 2018. A gente viu no que deu.

O Centrão está ciente e a história faz prova: quem não tem maioria no Congresso ou não termina o governo (Getúlio, Jânio, Jango, Collor e Dilma) ou não consegue governar, caso de Temer, que ficou cumprindo o carnê. Na situação em que Bolsonaro estava em meados do ano passado, seu rumo estava ditado pela história. Ou o Centrão, ou mais quatro anos estéreis para o país, ou porta da rua serventia da casa, via Congresso ou TSE.

Agora, partidos que, governando com o Centrão promoveram toda a lambança possível, e órgãos de imprensa que faturavam bilhões com a publicidade oficial fingem prestar atenção para essa longa história. Agora lhes caem as escamas dos olhos para a vida que passou diante deles durante mais de três décadas – vistosa, ruidosa e dadivosa como uma escola de samba na avenida! Me poupem dessa hipocrisia.

Pode parecer estranho, mas será o modo como Bolsonaro vai operar a relação com o Centrão que vai influenciar mais diretamente o resultado eleitoral de 2022. Se ele não andar por onde outros atolaram e se extrair do Centrão aquilo que se espera de uma base do governo, terá prestado um bom serviço à nação.

*Publicado originalmente em Conservadores e Liberais, o site de Puggina.org.

45 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 45 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • J

    Jose Pereira Botelho

    14/02/2021 17:30:45

    Bolsonaro sempre foi do Centrão , ou NÃO?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • E

      Edson - Sítio Cercado

      13/02/2021 0:49:50

      Centrão mostrou sua força... sem o Centrão ninguém governa atualmente.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • I

        irineu umberto librenza

        12/02/2021 23:55:34

        Certo. Mas quem cantou " se gritar pega centrão não fica um meu irmão " foi o Bozo. E agora? Agora aguenta o ferro. Quem não gosta de calor que se afaste da cozinha. O peixe morre pela boca.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • E

          Eudo

          12/02/2021 22:22:06

          Foi mais uma vez no ponto Constantino. A hipocrisia e o duplo padrão de parte da sociedade não tem fim. Enquanto o centrão estava ajudando os governos anteriores em reformas estéreis e e mantendo o status quo das coisas, estava tudo bem... Agora que o governo federal buscou a aliança com o centrão como única forma de tentar aprovar as reformas necessárias ao país, metem o pau no governo.. HIPÓCRITAS!!!!!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            Marcus Pinheiro Machado

            12/02/2021 21:44:18

            . O MAIOR PROBLEMA CHAMA-SE BOLSONARO.O CENTRÃO É CONSEQUENCIA

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • M

              Motta

              14/02/2021 11:48:42

              Realmente, o Bolsonaro é um problema para muito político ladrão.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • M

            Marcelo Gurgel

            12/02/2021 21:31:06

            O Centrão é um mal necessário à todo Presidente, o importante é pilotá-lo e não ser pilotado. Veremos se Bolsonaro consegue.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • I

              IvoHM

              12/02/2021 20:05:16

              A turma dos inconformados acha que com essa conversinha de "traiu os eleitores pois se aliou ao Centrão" vai conseguir abalar o apoio ao presidente? Ele tentou de uma maneira, e não deu certo. Mas eles acham que conseguem convencer as pessoas que não, que ele deve continuar batendo de frente com tudo e todos, mesmo que sofra o impeachment. São muito malandrões mesmo...

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • I

                irineu umberto librenza

                12/02/2021 23:58:23

                IvoHM: Certo. Mas quem cantou " se gritar pega centrão não fica um meu irmão " foi o Bozo. E agora? Agora aguenta o ferro. Quem não gosta de calor que se afaste da cozinha. O peixe morre pela boca.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • S

              salcutrim

              12/02/2021 19:30:41

              Bolsonaro tentou, mas o povo escolheu os representantes contraio a ele. Nao tem jeito, ha que negociar. Afinal, o centrão é o legitimo representante do povo e vivemos numa democracia representatitva. Quem fala que o PR nao deve negociar com eles, esquece que votou neles. O presidente nao tem escolha. Se nao negociar, nao governa. Espero que na proxima, votemos no presidente e naqueles que o apoiam. Ou ficamos na mesma.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              2 Respostas
              • P

                Paulo Campos

                13/02/2021 1:18:30

                Irineu: vai ficar postando a mesma mensagem em quantos comentários?

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • I

                irineu umberto librenza

                12/02/2021 23:59:35

                salcutrim: Certo. Mas quem cantou " se gritar pega centrão não fica um meu irmão " foi o Bozo. E agora? Agora aguenta o ferro. Quem não gosta de calor que se afaste da cozinha. O peixe morre pela boca.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • E

              Eduardo

              12/02/2021 19:13:23

              Enquanto não houver voto distrital com direito a recall no meio do mandato, sempre haverá um Centrão no Congresso. Diante disso só resta ao presidente negociar com ele, desde que não venda a alma.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • H

                Hermes Rossi

                12/02/2021 19:11:42

                Agora o Bolsonaro entendeu como é o jogo e está com a reeleição nas mãos... Bolsonaro 2022 !!!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • I

                  irineu umberto librenza

                  13/02/2021 0:01:20

                  Hermes: está é sentado no colinho do centrão e gostando do calorzinho.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • A

                AMAURI

                12/02/2021 18:59:49

                O MAL, tem nome e sobrenome, Bozo do "gado".

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • I

                  IvoHM

                  12/02/2021 19:58:28

                  Vai balindo aí, AIMIMIMI. Com baba escorrendo pelo canto da boca.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • A

                AMAURI

                12/02/2021 18:58:25

                Bozo, se os lmbecis já se esqueceram, entrou para acabar com essa sacanagem, não para aumentá-la. Não é possível que existam KALHÓRDAS, que queiram apagar isso.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                3 Respostas
                • P

                  Paulo Campos

                  13/02/2021 1:21:45

                  Irineu: cara, você não consegue provar UMA VÍRGULA do que está rosnando. Impressionante o discurso raso dessa gente. Vive de repetir o que dizem jornalistas de Brasil 247, O Cafezinho, Carta Capital. E ainda quer colocar os mortos na conta do presidente. É realmente um retardado.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • I

                  irineu umberto librenza

                  13/02/2021 0:09:52

                  IvoHM: 230 mil mortos e mais mil morrendo por dia. 89 mil na conta da dona Michelle depositados pelo Queiroz. Filhinho fugindo da Justiça. Sem máscara. Desdenhando da vacina. Usando a ABIN para favorece-lo pessoalmente. Idem para a Polícia Federal. " A epidemia está no finzinho. " Deu prá ti por enquanto?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • I

                  IvoHM

                  12/02/2021 19:59:52

                  AIMIMIMI, me mostre qual sacanagem foi feita até agora? Pare de mentir, kanaglia!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • F

                Freitas

                12/02/2021 18:55:32

                Quem foi o hipócrita que se elegeu prometendo que iria acabar com a "puhhttaria"?

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                2 Respostas
                • I

                  irineu umberto librenza

                  13/02/2021 0:11:07

                  IvoHM: 230 mil mortos e mais mil morrendo por dia. 89 mil na conta da dona Michelle depositados pelo Queiroz. Filhinho fugindo da Justiça. Sem máscara. Desdenhando da vacina. Usando a ABIN para favorece-lo pessoalmente. Idem para a Polícia Federal. " A epidemia está no finzinho. " Deu prá ti por enquanto?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • I

                  IvoHM

                  12/02/2021 20:00:59

                  Mostre aí qual phuttaria foi feita até agora. Ou pare de mentir!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • C

                CSG

                12/02/2021 18:34:03

                Constantino quer bater no Centrão , mas não pode porque não é pago para isso , ai escreveu essa salada que não diz nada.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • E

                  Edivaldo S

                  12/02/2021 18:28:18

                  Acho que atualmente com os avanços tecnológicos, parte da população começou a entender como funciona a política nacional. Sempre ficamos no escuro, a mercê dos políticos. Boa parte da imprensa também contribuiu com essa obscuridade, exceção a nossa GP, que somadas as redes sociais começou a dar uma luz a esse embasado e obscuro mundo político e suas falcatruas...

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • I

                    irineu umberto librenza

                    13/02/2021 0:14:56

                    Edivaldo: " a nossa GP " pode estar para para o resto da imprensa como o Bolsonaro está para o Lula.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • L

                  LINHARES

                  12/02/2021 18:27:48

                  Todos que se juntaram ao centrao: péssimos. Bolsonaro se abraçando com o centrao: lindo.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • E

                    Evandro rocha de souza

                    12/02/2021 18:00:42

                    Perfeito

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • S

                      SILVIO MACIEL ROCHA

                      12/02/2021 17:51:09

                      Na mosca! Hoje não é problema é solução.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • L

                        Luiz

                        12/02/2021 17:28:00

                        Politica é arte do possível, já dia Russell Kirk, em seu "A Politica da Prudência". Oras, no regime politico que vivemos não se faz nada sem o apoio da cambada lá do Congresso. Até a pouco metiam o pau no "Bozo", por, diziam, não saber negociar. Aí quando tenta fazer uma maioria mínima p/ aprovar projetos urgentes p/ o país dessem a lenha nele dizendo que está fazendo acordos com esse bloco. E daí? Fazer ou não fazer? Vem cá, o que não pode é dar ministérios, estatais, etc, de porteira fechada p/ políticos, né? E isso, reconheça-se o Bolsonaro não fez. Lembram do PT, do Lularápio, da Dilmona que loteavam o estado brasileiro p/os apaniguados? Faliram até -pasmem - a Petrobrás.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • I

                          irineu umberto librenza

                          13/02/2021 0:17:51

                          Luiz: Certo. Mas quem cantou " se gritar pega centrão não fica um meu irmão " foi o Bozo. E agora? Agora aguenta o ferro. Quem não gosta de calor que se afaste da cozinha. O peixe morre pela boca.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • C

                        Cecília

                        12/02/2021 16:54:46

                        É preciso poder AUDITAR as apurações. Sem transparência não há democracia. O recém adquirido Supercomputador do TSE pode alterar uma eleição em menos tempo do que um simples piscar de olhos.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • M

                          Manoel Cesar Romero

                          12/02/2021 16:41:10

                          Um bom inicio, acabar com o foro privilegiado. prisão em segunda estancia, sigilo bancário de politico e seus familiares...

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • Z

                            zilmar rodrigues

                            12/02/2021 16:27:09

                            O Centrão se tornará problemas no dia em que não obedecer as vontades do Bozo, assim como Bebiano, Teich, Moro, Santos Cruz entre outros, e acabar a grana.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • G

                              Gomes

                              12/02/2021 16:26:48

                              O Centrão é um pouco de cada eleitor. Tem os que vendem o voto, os que votam gratuitamente, os que votam para conseguir um cargo comissionado. O Centrão é igual a feira de São Cristóvão. Tem de tudo um pouco. E quem souber conduzir essa galera também consegue administrar o Brasil. E sobre trancos e barrancos lá vai o Presidente Bolsonaro!!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • J

                                Joao Jose da Silva

                                12/02/2021 16:21:53

                                Bozo passou 27 anos no Congresso ....levou dois pra descobrir o poder do Centrao !!! Resta lhe dois anos ..nao da pra fazer mais nada !!! Vai na base do Fura teto pra ver se reelege ....como outros !!!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • R

                                  Roberto Fakir

                                  12/02/2021 16:20:03

                                  Me lembro de tudo que aconteceu na constituinte. O PMDB era a estrela do blocao. Lembro do PL dd Afif. Lembro também que falavam sobre o PFL que participava de TODOS os governos tanto quanto o PMDB. Não mudou nada até hoje até que apareceu Rodrigo Botafogo. O Centrao era chamado de ROLO COMPRESSOR. Foi um grupo sempre depreciado pela imprensa até à chegada do Botafogo. A Globo quis até mudar o nome CENTRAO para o sublime PARTIDOS DE CENTRO. kkkkkk. Na queda do Botafogo no ano passado a Globo ja começou a chamar os partidos de centro de CENTRAO novamente. E a história se repete.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • A

                                    Altamiro Pimenta Filho

                                    12/02/2021 16:42:47

                                    Muito bem lembrado e comentado. Querem que o capitão não renove o mandato. No primeiro mandato o capitão já tava quites conosco no dia da vitória. Tirou o pt de circulação .

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • J

                                  JOSE Z. NETO

                                  12/02/2021 16:07:43

                                  Tenho 61 anos e vi tudo isso que foi descrito. Bela análise, este centrão é um caso de policia, mas qual seria a solução para extirpá-lo, vira e mexe o povo coloca os lobos para cuidar dos carneirinhos? Nosso supremo, parece estar em conluio com o centrão e a esquerda corrupta, vejam o caso da lavajato, até sonhei com um país melhor, mas agora tudo ruiu. Voltamos a estaca zero. No fim a culpa é de quem elege esta turma de malfeitores e estes colocam os cupichas de suas ideologias no supremo que salva a pele deles. Saudades do Teori Zavatski, e este Fachin só sabe fazer bolinha com os processos dos corruptos que tem na mão, e aqui em Curitiba o juiz que sucedeu o Moro, deve ter morrido!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • R

                                    Roberto Fakir

                                    12/02/2021 18:07:56

                                    Um STF que tem um "Cármen Miranda" e "boca de veludo", além de uma "imitadora de espantalho" e outra "oxigenada", fazendo parte da quadrilha os "irmãos petralha" e os "irmãos tucanos do PCC". Assim não vamos muito longe. Uma coisa é certa, enquanto Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes não tomarem um impeachment esse STF não deixa ninguém governar. Esses dois tem ÓDIO do povo brasileiro.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  Marcus Vinicius de Andrade

                                  12/02/2021 15:46:09

                                  O Centrão poder ser tudo, mas infelizmente tem legitimidade. Quem foi que botou esses caras lá? O povo.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • I

                                    irineu umberto librenza

                                    13/02/2021 0:22:43

                                    Marcus: Certo. Mas quem cantou " se gritar pega centrão não fica um meu irmão " foi o Bozo. E agora? Agora aguenta o ferro. Quem não gosta de calor que se afaste da cozinha. O peixe morre pela boca.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • S

                                  SSS

                                  12/02/2021 15:17:16

                                  Aperta o play aí em três vídeos: Bolsonaro dizendo que comprar o legislativo com emendas, cargos e ministérios é crime de responsabilidade (art. 85, CF); o vídeo da musiquinha do General Heleno; o do Eduardo Bananinha falando do centrão. Quem problematizou o centrão foi o PR e os seus.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • I

                                    irineu umberto librenza

                                    13/02/2021 0:25:18