• Carregando...
Atividade econômica abre o segundo semestre com crescimento
| Foto:

Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal) cresceu 0,3% em julho/17, já efetuados os devidos ajustes sazonais. Em relação a julho do ano passado, houve crescimento de 0,9% na atividade econômica neste primeiro mês do segundo semestre. No acumulado do ano até julho/17 o crescimento da atividade econômica foi de 0,1%.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o resultado de julho/17 mostra que a economia brasileira, após ter superado a recessão, cravando dois trimestres consecutivos de crescimento (primeiro e segundo trimestres de 2017), prosseguiu na sua trajetória de recuperação na abertura da segunda metade do ano. A inflação baixa e controlada, a continuidade da redução das taxas de juros, o início do processo de recuperação do emprego formal bem como do mercado de crédito, especialmente para as pessoas físicas, são elementos que estão influenciando a retomada do crescimento econômico.

Pelo lado da oferta agregada, a indústria avançando 0,9% e os serviços crescendo 0,3% foram os responsáveis pelo crescimento da atividade econômica em julho/17. Por outro lado, após um primeiro semestre de crescimento exuberante, a atividade agropecuária recuou 1,8% neste primeiro mês do segundo semestre.

No acumulado de ano (janeiro a julho), a atividade agropecuária acumula taxa de crescimento bastante expressiva: 14,0% em relação ao mesmo período do ano passado. Já a indústria e o setor de serviços ainda apresentam quedas de 1,4% e de 0,8%, respectivamente.

Ainda em relação ao acumulado dos primeiros sete meses de 2017, praticamente todos os componentes da demanda agregada recuaram: consumo das famílias (-0,5%), consumo do governo (-2,0%), investimentos (-4,9%). Somente as exportações e as importações cresceram: 3,0% em ambos os casos.

Como fica claro, estamos muito longe ainda de uma situação saudável, o que só virá se as reformas estruturais forem aprovadas. Mas paramos de descer a ladeira, de cair. Estancamos a sangria petista, e já podemos ensaiar uma leve recuperação, ainda muito tímida, é verdade, mas uma recuperação. Muito dependente do agronegócio ainda, mas uma recuperação.

Isso se deve em parte às mudanças econômicas do governo Temer, com um resgate parcial da credibilidade na gestão da Fazenda, do Bacen e das estatais, assim como algumas reformas importantes. A turma que está chiando e gritando “Fora Temer”, num despertar ético bem tardio, no fundo quer a volta do PT, o mais corrupto de todos.

Não devem estar nada felizes com a leve recuperação da economia. Desejam o fracasso mesmo. Idolatraram o fracasso! Tanto que sequer são capazes de responsabilizar o socialismo pela derrocada venezuelana. Tem gente que não tolera quando as coisas param de piorar…

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]