• Carregando...
Brasil sob PT regride no poder de compra e não é culpa de crise externa
| Foto:

Poderíamos dizer que o Brasil com o PT parou no tempo, mas isso seria excesso de benevolência para com o governo. Na verdade, andamos para trás mesmo. Não só em termos absolutos, pois a atividade econômica terá retração esse ano, mas também e principalmente em termos relativos, pois o Brasil regrediu bastante se comparado aos demais países emergentes.

A análise feita com base no poder de compra da moeda não deixa dúvidas: estamos perdendo espaço para os outros países emergentes, inclusive latino-americanos. Tomando como base o poder de compra americano, podemos ver que o brasileiro não chega nem a 30% deste valor, ou seja, os americanos possuem um poder de compra que é mais do que o triplo do nosso. E estamos aumentando o hiato, em vez de reduzi-lo:

Fonte: Folha

Após o término do boom de commodities, ficou claro que o Brasil nadava nu, ou seja, aquela era de bonança foi ilusória, artificial, insustentável. Como o governo não fez o dever de casa, ignorou as reformas necessárias e ainda gastou por conta aqueles recursos temporários, agora chegou a fatura.

O patamar de 30% do poder de compra dos americanos já havia sido atingido no final da década de 1980. Ou seja: o Brasil não saiu do lugar nesse tempo todo, e mais recentemente tem regredido. A tese de convergência se mostra furada. O que seria o natural, um país mais pobre conseguir crescer mais para se aproximar do poder de compra dos mais ricos, não ocorre com o Brasil.

Segundo o economista Otaviano Canuto, consultor do Banco Mundial, a transição para um nível de renda alto depende, principalmente, da adoção de um conjunto de normas na economia que sejam favoráveis ao desenvolvimento de capital humano e tecnológico. “Nesses quesitos, o Brasil e parte da América Latina pararam no tempo”, afirma.

Mais correto seria dizer que voltamos no tempo. A indústria está ameaçada, a credibilidade no governo sumiu, as incertezas em relação ao futuro são enormes, as contas públicas se deterioraram de forma assustadora, e o ambiente de negócios está extremamente hostil. Quem achou que o país poderia passar imune por 12 anos de PT se iludiu muito. E ainda temos mais quatro pela frente!

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]