• Carregando...
Condenação de humorista Danilo Gentili a seis meses de prisão choca país
| Foto:

O humorista Danilo Gentili, que conduz o programa “The Noite” no SBT, foi condenado à pena de seis meses e 28 dias de detenção, em regime semiaberto por crime de injúria contra a deputada Maria do Rosário (PT-RS). A sentença foi dada nesta quarta-feira (10), Gentili poderá recorrer da decisão em liberdade.

A condenação refere-se a um vídeo publicado por Gentili em 2017.

O processo foi movido pela parlamentar após Gentili publicar, em suas redes sociais, um vídeo em resposta a uma notificação extrajudicial enviada pela deputada. No documento, Maria do Rosário solicitava que o comediante removesse três postagens feitas contra ela no Twitter.

Nas imagens, Gentili aparece esfregando o papel nas partes íntimas e depois os envia de volta à parlamentar, usando linguajar pesado e irônico.

A sentença foi proferida pela juíza federal Maria Isabel do Prado, da 5ª Vara Federal Criminal de São Paulo. De acordo com o processo, Gentili “injuriou, através de vídeo veiculado na internet, a deputada federal ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, atribuindo-lhe alcunha ofensiva, bem como expôs, em tom de deboche, a imagem dos servidores públicos federais e a Câmara dos Deputados”.

A condenação, sem precedentes por nem oferecer pena alternativa ou fixar regime aberto, chocou o país. Inclusive pela autora do processo, uma deputada conhecida por lutar para suavizar a pena de marginais perigosos, como Champinha. É um país kafkaniano, surreal, circense, que vai com o máximo rigor da lei contra um comediante, enquanto solta assassinos, estupradores e seqüestradores.

Nas redes sociais, a população pode se manifestar, e o que vemos é espanto, revolta e solidariedade ao humorista. A hashtag #GentiliLivre atingiu o topo dos trendings, e vários formadores de opinião publicaram mensagens de apoio ao humorista. Eis alguns exemplos:

Lei Maria do Rosario: pessoas mentirosas, histéricas e representantes de bandidos muito ricos devem ficar à solta parasitando o país e mandando prender quem não aderir à quadrilha dos hipócritas. É a democracia trans. – Guilherme Fiuza

Se o Danilo for preso, farei o acampamento “Danilo Livre”. Esse sim é um guerreiro do povo brasileiro. – Paulo Eduardo Martins

A condenação do é aquela coisa meio Kafkiana (O Processo). Ninguém sabe por que motivo real ele está condenado. Mas certamente é o sistema sufocando o cidadão e minando a sua liberdade de expressão. – Alan Ghani

A quer um bandido (lula) solto e um humorista preso. Esse é o Brasil que ela deseja. – Rica Perrone

A sentença contra é apenas mais uma amostra do “totalitarismo cultural” em que vivemos desde o surgimento da Semana da Arte Moderna de 1922, o cânone da nossa promiscuidade obsessiva com o Estado-Leviatã. – Martim Vasques

A ex-jogadora de vôlei, Ana Paula Henkel, resgatou a famosa frase de Ronald Reagan para fazer um alerta: “A liberdade nunca está a mais de uma geração da extinção. Nós não a passamos para nossos filhos na corrente sanguínea. Devemos lutar por ela, protegê-la e entregá-la aos filhos para que façam o mesmo”.

“Prefiro ir preso a me ajoelhar para a patrulha”, disse Danilo Gentili. Ele continua fazendo piada da situação, já “implorou” perdão para Maria do Rosário por ser “vítima da sociedade”, pediu charutos em vez de cigarros na prisão, e por aí vai. A troça continua sendo a melhor arma contra a tirania.

Sua postura é a do verdadeiro herói da liberdade, que não se curva diante da tentativa de intimidação por parte do “sistema”. Tanta coisa absurda que vemos impune por aí, que o próprio Gentili denunciava enquanto Maria do Rosário aliviava, e eis que alguém pode ir preso só por rasgar um documento oficial do estado!

Estamos vivendo tempos perigosos, de mau humor geral, de duplo padrão, de completa inversão da hierarquia dos valores. É uma sociedade fraturada, dominada pelo politicamente correto, subjugada por poderosos que se sentem livres para praticar o arbítrio. Aos amigos, tudo; aos inimigos, as leis (mal interpretadas). Socorro!

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]