• Carregando...
Dave Rubin recebe Thomas Sowell no Rubin Report: fatos e lógica em debate sério
| Foto:

Dave Rubin é um liberal clássico que veio da esquerda e tem sido uma das vozes mais firmes em defesa da liberdade de expressão, do debate civilizado e da capacidade de aprendermos com todos aqueles que pregam suas ideias com honestidade intelectual. Ele tem recebido em seu programa, Rubin Report, sustentado voluntariamente por “patronos” independentes, inúmeros pensadores ilustres, alguns mais à esquerda, outros mais à direita. Mas sua marca registrada é o bom debate construtivo, focado em argumentos e fatos.

E quando se fala em argumentos e fatos, Thomas Sowell se destaca. Sowell é um dos mais brilhantes pensadores vivos, e seus livros têm influenciado milhões de pessoas ao redor do mundo. Ele foi o convidado de Rubin esta semana, numa entrevista extremamente aguardada, especialmente porque Sowell se aposentou como colunista. Eles conversaram sobre o passado de Sowell, sobre a conjuntura política atual, sobre educação e muitas outras coisas. Vejam:

Em um clima cada vez mais extremado, com as redes sociais repletas de grupos barulhentos que só querem atacar, nunca debater, o esforço de Dave Rubin para preservar um dos pilares fundamentais da civilização ocidental merece efusivos aplausos. E não há muitas formas melhores de ilustrar essa homenagem ao bom debate do que receber um gigante como Sowell para a entrevista. A obsessão dele por fatos e lógica é algo que está muito em falta no Ocidente hoje.

A liberdade de expressão tem sido ameaçada por universitários, justamente no local que mais deveria prezar o livre debate de ideias. Esse clima de asfixia aos debates tem colocado em xeque a capacidade de discutir visões alternativas de mundo com respeito ao interlocutor, ao adversário que seja, visto como um inimigo mortal que precisa ser calado, ainda que à força. E isso está piorando.

Precisamos de mais gente como Rubin, e certamente de mais pensadores como Sowell, para tentar reverter esse quadro preocupante.

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]