• Carregando...
Fonte: GLOBO
Fonte: GLOBO| Foto:

comentamos aqui a perda no ranking de competitividade mundial, fruto da visão ideológica equivocada do PT, que enxerga o mercado com desprezo e o estado como locomotiva do progresso. Agora vejam essa notícia:

O desemprego no Brasil chegou a 11,2% no trimestre encerrado em abril, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Mensal divulgados nesta terça-feira pelo IBGE. A taxa é a maior da série iniciada em 2012. Em igual período do ano passado, a taxa de desemprego no país ficou em 8%. Já no período entre novembro e janeiro — que é considerado o trimestre imediatamente anterior —, a taxa de desocupação foi de 9,5%. O rendimento médio real habitualmente recebido em todos os trabalhos ficou em R$ 1.962.

A previsão do mercado, segundo analistas consultados pela agência Bloomberg, era que a taxa de desemprego ficasse em 11,1%. As estimativas variavam entre 10,9% e 11,3%.

Na comparação com o período que vai de novembro de 2015 a janeiro passado, a taxa de desemprego cresceu 1,7 ponto percentual, de 9,5% a 11,2%. Em relação ao mesmo período do ano passado, a alta foi ainda mais intensa, de 3,2 pontos.

A população desocupada foi estimada em 11,4 milhões de pessoas, o que representa um aumento de 42,1% ou mais 3,4 milhões de pessoas procurando emprego em relação ao contingente observado entre fevereiro e abril de 2015. Na comparação com o trimestre imediatamente anterior, a alta é de 18,6% ou mais 1,8 milhão de desocupados.

Fonte: IBGE/GLOBO Fonte: IBGE/GLOBO

Liberais às vezes se pegam muito em estatísticas, em linguagem técnica, no economês. Mas, por trás desses dados estarrecedores, que comprovam o fracasso retumbante do modelo petista/esquerdista de gestão, estão milhões de pessoas, de famílias. São trabalhadores que perderam seus empregos, que estão em busca de novas oportunidades, mas não as encontram. Gente que sofre a pior situação de todas: o desespero de não ter como se sustentar e aos seus familiares com a dignidade do próprio esforço, sem depender de esmolas estatais.

Estamos falando da Maria, que não tem mais o salário no final de todo mês e, por isso, não consegue mais colocar carne na mesa para seus filhos. Ou do José, que se sente humilhado por não ter mais condições de comprar o presente de aniversário para sua filhinha. Ou ainda do João, que achava ter subido de classe social e descobriu que foi tudo uma ilusão, que sua família terá de continuar dependendo do péssimo serviço do SUS.

Isso tudo tem um grande culpado: o PT. Ele é o responsável por essa desgraça anunciada. Economistas liberais alertaram várias vezes que esse seria o resultado inevitável de suas medidas no governo. Eu mesmo cansei de fazer tal alerta e avisar que era questão de tempo até que todas as trapalhadas batessem no emprego, o último a sentir o golpe já que é muito caro contratar, treinar e demitir no Brasil.

Que o PT tenha causado tanto sofrimento a milhões de brasileiros desempregados é algo terrível por si só. Agora, que o “partido” ainda repita que fez muito pelos mais pobres e que foi tirado do poder pelas “elites” que não suportaram todas essas “conquistas sociais”, isso já é ultrajante demais, cinismo em demasia. Por fim, que o próprio PT, usando seus braços sindicais, faça de tudo para impedir reformas que aliviem esse quadro sombrio, isso é mesmo psicopatia em alto grau. Trata-se de uma gente que não dá a mínima para o desespero dos mais pobres, que buscam empregos e não os encontram. É sadismo puro.

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]