• Carregando...
Fonte: UOL
Fonte: UOL| Foto:

No dia que a oposição protocolou novo pedido de impeachment na Câmara contra a presidente Dilma Rousseff, com apoio do PSDB, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que o País precisa de uma nova estrutura de comando e que simplesmente trocar o presidente através do impeachment não é a solução.

“É preciso mudar a estrutura de comando, só mudar a pessoa não resolve”, disse sem citar diretamente o nome de Dilma. Fernando Henrique disse que o Brasil passa por uma crise de legitimidade, que também é vista em outros países. Segundo ele, o processo político se fragmentou e os partidos perderam valores que os unifiquem, como no passado quando havia legendas nacionalistas, progressistas, desenvolvimentistas etc.

Não discordo da visão geral do ex-presidente tucano. A estrutura é podre mesmo. É preciso uma reforma política que não tem nada a ver com essa proposta pelo PT, de estatizar de vez a política. É por isso que precisamos de algo NOVO no mundo político. Com essa turma que aí está não podemos contar, salvo raras exceções.

Mas não consigo ver incompatibilidade entre as duas coisas. Nós precisamos de mudanças estruturais E DE PESSOA, uma vez que Dilma tem sido, sim, a responsável por enorme estrago no país e também fator de engessamento político. A presidente, após o mais escancarado estelionato eleitoral da história, não tem credibilidade alguma, legitimidade, e significa um obstáculo a qualquer mudança positiva hoje no Brasil.

Mudemos a estrutura, FHC, mas antes tiremos Dilma de lá. É condição necessária para as tais mudanças mais profundas…

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]