i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Rodrigo Constantino

Foto de perfil de Rodrigo Constantino
Ver perfil

Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da patrulha da esquerda “politicamente correta”.

Em Cuba não existe Escola Sem Partido; a doutrinação é obrigatória

  • PorRodrigo Constantino
  • 13/12/2017 09:35
Em Cuba não existe Escola Sem Partido; a doutrinação é obrigatória
| Foto:

Por Roberto Rachewsky, publicado pelo Instituto Liberal

Em Cuba não existe Escola Sem Partido. A doutrinação não apenas é permitida, como é obrigatória.

Isso significa que as crianças, os jovens e os adultos são todos eles a favor do comunismo e do regime? Óbvio que não. Há algo muito mais forte, muito mais implacável que a doutrinação incessante promovida nas escolas: a realidade objetiva da qual ninguém consegue se evadir e escapar.

A partir dos 10 ou 12 anos, as crianças cubanas começam a se dar conta de que aquilo que ensinam nas escolas não é corroborado pelo que elas vivem no dia-a-dia.

Seus pais, quando questionados, explicam que uma coisa é o que o governo manda as professoras ensinar e outra coisa é a realidade.

A doutrinação não funciona, mesmo onde ela é total. O problema maior da doutrinação é a perda de tempo das crianças apreendendo o que não vai contribuir em nada com suas vidas.

Elas deveriam aprender a lidar com a realidade, a única coisa que consegue superar a doutrinação e subjugar o indivíduo que não tem educação. Aprender a conhecer a realidade para saber lidar com ela é fundamental para uma sociedade prosperar.

É por isso que a doutrinação em Cuba, ou em qualquer lugar do mundo, é nefasta: ela tira o foco das pessoas do essencial processo de conhecer o mundo como ele é para exercermos o direito à liberdade e criarmos os valores que nos farão viver mais e melhor.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.