Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

ENEM que a vaca tussa dá para levar esse troço de pajubá a sério!

Rodrigo Gurgel, já em 2015, dizia que “o ENEM não é um exame, não é uma prova. Não… É um exercício de submissão ideológica. É o primeiro exercício de submissão ideológica antes da entrada na universidade, onde a submissão ideológica se completará. O governo não quer saber a opinião do estudante. Não… Quer apenas que o estudante concorde com a ideologia que o próprio governo defende, ensina e estimula. Se isso não é uma forma de totalitarismo, então o que é?”

Pois é: o que é? Inegável o teor ideológico e doutrinário dessa prova. O sujeito chega para fazer a prova do ENEM como um guerreiro do “Game of Thrones” e sai de lá como um Jean Wyllys. O que seria da vida sem os memes das redes sociais?

Guilherme Fiuza também usou o ENEM como tema de alguns tuítes: “Com ciúmes da repercussão do Enem, Carmem Lúcia dispara panfleto colegial para mostrar quem é a estrela da demagogia humanitária nacional”; “Maior contrabando da história: encontrados 6 milhões de panfletos petistas disfarçados de prova do Enem”. Sem mais!

Outro Guilherme, o Macalossi, aproveito para perguntar, inspirado pelo ENEM: “Como é que se diz ‘Lula tá preso, babaca’ em pajubá?” Boa pergunta. Essa sim, deveria estar no ENEM!

Mas a turma do Quebrando o Tabu, que prometera encerrar as atividades caso Bolsonaro fosse eleito, achou boa a questão, talvez após uma baforada da erva proibida: “Sobre a questão do Enem sobre o Pajubá, o ‘dialeto secreto’ usado por gays e travestis. NINGUÉM precisava conhecer o dialeto para acertar a resposta. Era uma questão de interpretação de texto. Afirmar o contrário é desonestidade intelectual, ou falta de interpretação de texto”.

Falta interpretação de texto é para a turma da marofa! Ora, ninguém está dizendo que era preciso conhecer o “dialeto”, e sim que a escolha do tema em si é ridícula e totalmente ideológica, como tem ocorrido nas provas do ENEM há anos. Nota zero para o pessoal.

Como esse deve ser o tema do podcast Ideias da Gazeta esta semana, fico por aqui, para o leitor ficar com gostinho de quero mais. Mas já deu para perceber o nível da coisa. Bolsonaro vai ter muito trabalho pela frente para limpar as manchas vermelhas incrustadas por toda parte em nossa “educação” brasileira…

Rodrigo Constantino

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.