• Carregando...
Enquanto você sambava no encerramento da Olimpíada, Janot suspendia delação explosiva de Léo Pinheiro
| Foto:

A Procuradoria Geral da República determinou a suspensão das negociações do acordo de delação premiada do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro e de outros executivos da empreiteira, segundo disse ao GLOBO uma fonte que acompanha o caso de perto. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e outros investigadores se irritaram com o vazamento de um dos assuntos tratados na fase pré-acordo de colaboração.

Para o Ministério Público Federal, houve quebra de confidencialidade, uma das cláusulas do pré-acordo firmado há duas semanas entre o grupo de trabalho do MPF e os advogados da empreiteira. Janot teria entendido que a divulgação de uma informação sobre citação ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli teria como objetivo forçar a Procuradoria-Geral da República a aceitar o acordo de delação conforme os interesses dos investigados.

Nas tratativas iniciais não há qualquer anexo em que Léo Pinheiro ou algum outro executivo da empreiteira tenha se comprometido a fazer acusação de envolvimento de Toffoli ou de outro ministro do STF em desvios investigados na Operação Lava-Jato. Numa das mensagens extraídas do celular de Pinheiro, há referência a uma obra na casa de um ministro do STF, mas não há nomes nem indicação da prática de crime.

O Antagonista comentou: “Se é mesmo verdadeira a notícia, a suspensão da negociação do acordo de delação premiada de Léo Pinheiro complica a sua vida, mas facilita bastante a de Lula, Dilma e outros petistas graúdos. Poderá ter repercussão negativa também na delação de Marcelo Odebrecht. Estaria aberta, assim, a porta do forno para uma pizza tamanho gigante”.

Espera-se que não. Mas o risco aumenta muito. É isso: enquanto você celebrava a festa de encerramento da Olimpíada em ritmo de samba, o forno era esquentado para assar a pizza. Todo cuidado é pouco. O Brasil sério luta para se transformar num país todo sério, mas não há garantias, as forças de resistência são muitas, e o resultado final é incerto.

Cochilou, o cachimbo cai. A verdadeira medalha de ouro que queremos é ver Lula atrás das grades. Por que está demorando tanto? Será que Lula vai ficar com todo o ouro e nós vamos ficar com uma medalha de latão enferrujado?

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]